Apresentação

Pensamento Crítico na Católica Porto – um projeto em construção

Entendemos que a sociedade do séc. XXI, embalando-se na rápida mudança socioeconómica, geopolítica, identitária e cultural, nos desafia a uma interação consciente, lúcida e criativa. As soluções de ontem, e até as de hoje, têm procurado responder, com cada vez maior dificuldade, às questões complexas que enfrentamos. Experimentamos, por outro lado, oportunidades únicas de desenvolvimento técnico e científico e de encontro entre todos os seres humanos.

A Católica Porto sente-se mobilizada pela urgência de, na subjacente dignidade do ser humano, velar e incrementar o seu desenvolvimento integral e profundo. Tendo como alicerce o conceito de Educação como processo continuado de autonomia e sentido da responsabilidade, de solidariedade e respeito pela diferença e de intercâmbio de saberes e de culturas, é seu dever contribuir para a formação de cidadãos que pensam de forma profunda e consciente nos planos tanto pessoal e científico, como nos da afetividade e aprendizagem, da participação cívica e dos desafios da solidariedade.

Encontra-se uma miríade de definições que procuram delimitar o vasto campo designado por Pensamento Crítico mas, atentando nas linhas orientadoras que as alicerçam, é possível distinguir duas posições basais na sua abordagem: (i) uma perspetiva ligada à filosofia, cuja pedra de toque se prende com a lógica, a argumentação e a retórica, e (ii) uma perspetiva decorrente da psicologia cognitiva, que se debruça primordialmente sobre as competências e capacidades do pensamento.

Na prática muito do nosso pensamento, por si só, tem preconceitos, é distorcido, parcial, ignorante ou completamente arbitrário. Mas a qualidade da nossa vida e do que produzimos, decidimos ou construímos depende diretamente do rigor do nosso pensamento. O pensamento de baixa qualidade sai muito caro, em dinheiro e em qualidade de vida. Se queremos pensar bem, devemos pelo menos entender os rudimentos do pensamento, as estruturas mais básicas de onde resulta o pensamento. Devemos aprender a decifrar o pensamento.