Testemunhos

Testemunhos de alunos de licenciatura
"Ajuda-nos a desenvolvermo-nos como seres pensantes que somos."
Guilhermina Fonseca Cadeco
 
"Considero o conteúdo da cadeira interessante e acho que tem potencial como ferramente útil não só na Faculdade como na vida quotidiana."
António Rothes
 
"Pensamento Crítico ajuda-me a identificar melhor os obstáculos que, por vezes, interferem no nosso pensamento e que não nos deixam pensar com clareza e de maneira crítica."
Inês Pereira da Silva
 
"No meu entender a discipilna de Pensamento Crítico tem uma importância significativa na formação académica de cada aluno, na medida em que todos os dias temos de pensar criticamente sobre o que nos dizem."
Pedro Martins Pereira
 
"Com os Seminários de pensamento Crítico desenvolvemo-nos como pessoas e como cidadãos da sociedade em que estamos inseridos."
Aluno 2012/13
 
"A meu ver este Seminário de Pensamento Crítico ú til na medida em que nos põe a pensar sobre assuntos sobre que nunca nos debruçamos e a que nem sempre damos valor."
Aluno 2012/13
 
"A aula que nos marcou mais foi aquela em que pensamos sobre os osbtáculos ao pensamento crítico já que me permitiu re-avaliar a forma como raciocino sobre determinado assunto."
Aluno 2012/13
 
 
 
Testemunhos de docentes
 
“A sociedade contemporânea é uma sociedade de informação e de conhecimento. O que hoje é fundamental será, possivelmente, desnecessário amanhã. Sobreviver a este novo paradigma, implica gerir esta capacidade de lidar com a mudança de forma proactiva. Pensar criticamente constitui-se, assim, como um caminho a adotar se assumirmos que devemos investir em processos de ensino/aprendizagem que conduzam os alunos a descobrir e a desenvolver as suas capacidades, privilegiando a autonomia na descoberta do conhecimento. A valorização do pensamento crítico, cuja transversalidade é inquestionável relativamente a qualquer disciplina, é uma mais-valia na oferta formativa da UCP.”
Aida Fernandes
Docente
 
"Tem sido um privilégio fazer parte de um projeto pioneiro e arrojado, que pretende ajudar a melhorar o modo como os alunos pensam e, concomitantemente, o pensamento de quem ensina. Pertencer à equipa que implementou o Pensamento Crítico nesta Casa tem tanto de desafiante como de enriquecedor e é minha convicção que a marca do Pensamento Crítico rapidamente se instalará como distintiva da Católica Porto."
Ana Andrade
Docente
 
"O Pensamento Crítico consiste num conjunto de ferramentas que estimulam a reflexão, e ajudam os estudantes a terem uma atitude mais participativa na construção do conhecimento conduzindo a uma maior criatividade perante o mundo e a vida."
Conceição Soares
Docente
 
"Pensamos criticamente para vivermos melhor. E porque dá gozo pensar criticamente. É um pensamento voltado para a construção, para a criação de soluções, para a inovação. Dou aulas há anos e muitas vezes deparei-me com alunos que sabiam a matéria toda da cadeira mas no exame falhavam. Porquê? Frequentemente porque não adequavam o seu discurso ao que era perguntado: ficavam dentro do seu discurso interno, sem pensarem sobre o que é que a situação pedia deles. Na verdade, cada pessoa tem um tipo de pensamento ou discurso interno diferente e isso reflete-se em tudo: algumas detetam de imediato o que é importante mas são muito sintéticas, outras estabelecem relações com outras áreas do conhecimento mas quando dão por ela já terminou o tempo e ficaram perguntas por responder… A primeira terá que ser mais profunda e abrangente, a segunda, ir ao que é mais relevante. São dois exemplos entre muitos… Mostram como é importante cada pessoa compreender os pontos fortes do seu pensamento e os aspetos a melhorar, de modo a criar novas formas de responder. O Pensamento Crítico ajuda neste processo. Este modelo ajuda-nos a conhecer o nosso tipo de pensamento e de discurso e desenvolve ferramentas conceptuais extremamente úteis para a vida, incluindo outras disciplinas. 
A mim, as aulas dão-me vontade de aprofundar mais e mais. Temos conteúdo e vontade para muitos e longos debates; com pano para mangas, o tempo é o limite. Vários alunos de diferentes cursos, juntos na mesma turma, partilham abordagens muito diversas sobre tudo, surpreendendo com reflexões fascinantes. E vários professores reunem-se nesta incomum colaboração de múltiplas áreas, numa atmosfera relacional tão amena quanto emergente, florescente e fervilhante de ideias..."
Maria Guilhermina Castro
Docente
 
"Trabalhar nesta área foi e é um desafio. Como bióloga não estava preparada para este tipo de reflexão, muito embora ele se tenha mostrado enriquecedor. O meu objetivo maior não é tanto tornar-me docente da disciplina de Pensamento Crítico mas sim incorporar práticas de PC em todas as disciplinas que leciono. O que eu não tinha antecipado, e se revelou uma surpresa significativa, foi esta experiência ter transvasado para a minha vida diária com vantagens palpáveis."
Margarida Silva
Docente
 
 
 
Testemunhos de participantes de formação continuada
 
"O pensamento crítico também se treina tratou-se de um curso de muito curta duração onde foram mostradas algumas das ferramentas do pensamento crítico. O domínio técnico, a dinâmica e envolvimento dos formadores despertaram a curiosidade sobre o tema, transversal a todas as áreas profissionais."
Raquel Varela - 31 anos
Engenheira Civil
 
"A frequência do curso de Pensamento Crítico foi uma revelação. Para um leigo como eu foi óptimo descobrir possibilidades de encarar problemas de modo mais sistemático e organizado, o que me fez também começar a pesquisar mais sobre o tema. O único senão: foi muito pouco tempo do curso a que assisti."
Tiago Sabino Domingues - 39 anos
Engenheiro Civil e Professor Universitário
 
"Trabalho na área da Informática e tenho curiosidade por outras áreas do conhecimento. Participei em dois cursos do Pensamento Crítico no contexto dos cursos de verão da Católica. Em ambos os cursos aprendi técnicas e ferramentas de apoio na estruturação do pensamento e argumentação. Para além de ter tido acesso a um novo conhecimento, estas técnicas e ferramentas tem sido um apoio importante, nomeadamente no trabalho, permitindo maior eficiência na análise para o desenvolvimento de aplicações informáticas."
António Morado Ramos - 40 anos
Informático
 
"Este é o segundo workshop relacionado com o Pensamento Crítico que frequentei. Ambos desenvolvidos pela Universidade Católica. Frequentei-os como arquiteta e como cidadã pois vejo a disciplina Pensamento Crítico como uma ferramenta essencial para todas as áreas do ser humano (profissionais e pessoais). Saí de ambos os workshops com o propósito de aprofundar os meus conhecimentos no tema e realmente foi o que aconteceu no primeiro workshop que frequentei, realizado na Católica, no Verão passado. Comprei livros, inscrevi-me no workshop deste Verão e senti que desenvolvi novas capacidades ao nível do raciocínio.
A experiência foi boa e se a instituição continuar a desenvolver formações sobre este tema, aprofundando mais os conhecimentos sobre a matéria, contarão com a minha presença."
Ana Bacelar - 30 anos
Arquiteta
 
"Assim que tive conhecimento do curso de verão “O Pensamento Crítico também se treina”, achei interessante. No entanto, por pensar que seria algo muito teórico, por ignorância e mesmo por comodismo, não me inscrevi logo. Valeram-me dois amigos que se prontificaram a inscrever-me! E ainda bem! 
Foram três horas que passaram a voar, durante as quais travei conhecimento com duas ferramentas muito interessantes e cativantes, que nos ajudam a gerir informações e a arrumá-las nas nossas cabecitas, com o intuito de resolução de problemas, ou de apoio à tomada de decisões, de modo ponderado, organizado e consciente. 
Algo que, por necessidade, eu já fazia (em parte, ou tentava fazer) de um modo intuitivo e autodidata (na maior parte das vezes na área profissional, pelo menos conscientemente). Agora, com estas ferramentas posso fazê-lo com método e fundamento. Conhecendo os procedimentos e dando nomes às “coisas”. 
E o mais curioso é que estas ferramentas são aplicáveis a qualquer área e a qualquer situação. O exemplo prático feito no curso foi bastante revelador dessa aplicabilidade.
A simpatia, o entusiasmo, a clareza e dedicação dos formadores é outro aspeto merecedor do meu apreço. Deixando-nos à vontade e solicitando-nos a intervir, a questionar e a propor, contribuindo, desta forma, para uma assimilação mais fácil de todos os novos conceitos.
Em suma, foi uma boa surpresa. Para quem não sabia o que esperar do curso, e ao fim das três horas sair munida de ferramentas úteis, práticas, que nos destoldam o pensamento, foi bastante gratificante!"
Raquel Pais - 41 anos
Geóloga