Quintas com Saúde | Fim de vida e luto: Quando o cuidado não esmorece

15.03.2018 17:30
Escola de Enfermagem (Porto) | Campus Foz

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

15.03.2018 17:30 Quintas com Saúde | Fim de vida e luto: Quando o cuidado não esmorece Link: https:///central-eventos/quintas-com-saude-fim-vida-e-luto-quando-cuidado-nao-esmorece

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz

Sala EC135

Com Patrícia Coelho (Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências da Saúde).

Coordenação: Prof. Doutor João Costa Amado.

O apoio nos processos de perda e no luto requerem uma assistência adequada perante mudanças significativas, muitas vezes associadas ao sofrimento e às transições de vida.

O luto constitui uma componente essencial na prestação de Cuidados Paliativos de qualidade segundo uma prática avançada, sendo que o efetivo apoio prestado nesta fase, proporciona conforto aos doentes e aos familiares enlutados. Enquanto a perda e o luto são fundamentais à vida humana, o percurso e as consequências do processo de luto, de uma morte anunciada e vivenciada, em doentes e familiares, variam consoante as suas características individuais.

O luto é experienciado num contexto multidimensional, incluindo manifestações físicas, emocionais, comportamentais e espirituais/ religiosas. A vivência de uma morte esperada pode resultar num antecipar do luto, por parte da pessoa doente e dos seus familiares.

Conferência gratuita.