Católica-Porto parceira da iniciativa “Porto Capital Jovem da Segurança Rodoviária”

Foi lançada no dia 16 de fevereiro de 2017 a iniciativa “Porto Capital Jovem da Segurança Rodoviária”. O momento foi assinalado com uma sessão de apresentação no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, pelas 15h00 e contou com a presença dos diversos parceiros da iniciativa.

A Universidade Católica Portuguesa - Porto esteve representada pela Diretora Adjunta e Secretário do Centro Regional, Mónica Duque, que assinou o instrumento formal de compromisso da Universidade, e pela Coordenadora da UDIP, Carmo Themudo, a quem caberá a operacionalização do projeto.

Este projeto conta já com 5 edições e integra um programa de ações para a educação e prevenção rodoviária destinadas aos jovens da Área Metropolitana do Porto. Para além de formar os jovens, a Porto Capital Jovem da Segurança Rodoviária ambiciona desenvolver competências de cidadania nos estudantes.

Na sessão de lançamento, estiveram presentes cerca de 60 pessoas das entidades parceiras da iniciativa, como o Automóvel Clube de Portugal, a BP, a Brisa, a Direção Geral da Educação, a Universidade do Porto, a Universidade Portucalense, a Universidade Católica Portuguesa no Porto, o Instituto Politécnico do Porto, e as Câmaras Municipais do Porto, de Matosinhos, de Vila Nova de Gaia, da Póvoa de Varzim e da Maia entre outros parceiros locais.

Os parceiros sublinharam a ideia de que, apesar da sinistralidade rodoviária em Portugal estar a diminuir, a segurança é uma grande preocupação. Portugal não tem os resultados mais brilhantes, mas ao longo dos anos tem vindo a melhorar e esta iniciativa tem muito impacto nos jovens e na comunidade. Uma causa que exige esforço, dedicação e é de maior importância para a educação.

As Instituições de Ensino Superior que se associaram à iniciativa referiram ainda que enquanto entidades educativas é importante participar nesta iniciativa, um projeto que visa formar os jovens para a segurança rodoviária, elementos essenciais para a mudança e para o futuro uma vez que estes terão um papel fundamental na segurança rodoviária.

Já os cinco Municípios parceiros da Porto Capital Jovem da Segurança Rodoviária reforçaram o empenho e comprometimento no desenvolvimento de ações inseridas no âmbito da iniciativa, pela importância que as mesmas terão para os seus jovens munícipes e através destes, de toda a população, não deixando de salientar que a importância da educação dos jovens sobre este tema, dado ser a faixa-etária em que se verificam o maior número de sinistralidades.

Mais informações sobre este programa em http://capitaljovemsegurancarodoviaria.pt.

20-02-2017