Colaboração da Católica Porto com a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto

 
Segundo o Instituto Nacional de Estatística, o grupo mais numeroso no conjunto das organizações de economia social em Portugal é o das atividades de cultura, recreio e desporto, com 31.079 organizações em 2013, o que corresponde a 50,7% do número total de organizações que constituem o sector da economia social.
 
Durante o ano de 2017, a Católica Porto, através da sua ATES - Área Transversal de Economia Social, colaborou num projeto de capacitação da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), financiado pelo Programa Portugal 2020. Neste projeto a Católica Porto foi responsável por duas atividades:
 
1) Desenvolvimento de uma base de dados sobre as coletividades de cultura, recreio e desporto;
 
2) Avaliação deste projeto de capacitação.
 
Para a primeira atividade a Católica Porto trabalhou em colaboração com a Incentivar Partilha – Associação que está a desenvolver um Diretório da Economia Social de Portugal. O que daqui resultou foi dotar a CPCCRD de informação sobre 26.729 organizações de economia social nas atividades da cultura, recreio e desporto. A CPCCRD poderá, agora, utilizar este recurso como ponto de partida para o desenvolvimento de um sistema de informação sobre o conjunto das organizações que são o foco da sua atividade.  
 
A avaliação deste projeto de capacitação foi feita de acordo com um quadro metodológico que é próprio da ATES, tendo daqui resultado várias recomendações que pretendem ajudar a CPCCRD no delineamento e na implementação de uma continuação deste projeto.