Novo Bispo do Porto: Papa Francisco nomeia D. Manuel Linda para bispo do Porto

D. Manuel Rodrigues Linda foi nomeado hoje, dia 15 de março de 2018, bispo da diocese do Porto pelo Papa Francisco. O prelado, até agora responsável pelo Ordinariato Castrense, as comunidades católicas das Forças Armadas e de Segurança, sucede no cargo a D. António Francisco dos Santos, falecido a 11 de setembro de 2017.

Manuel da Silva Rodrigues Linda nasceu a 15 de abril de 1956, na Freguesia de Paus (Concelho de Resende, Diocese de Lamego e Distrito de Viseu); frequentou os Seminário Menor (Resende) e Maior (Lamego), e o Instituto de Ciência Humanas e Teológicas (Porto) tendo sido ordenado padre a 10 de junho de 1981, na Diocese de Vila Real.

O novo bispo do Porto é licenciado em Humanidades, pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa (1987), e em Teologia, pela Faculdade de Teologia (Porto) da mesma Universidade (1988); obteve a licenciatura canónica (estudos de segundo grau, equivalente ao Mestrado) em Teologia, pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma (1991), e o doutoramento em Teologia, especialidade de Teologia Moral, pela Universidad Pontifícia Comillas, em Madrid (1998), com a tese ‘Andragogia política em D. António Ferreira Gomes’, bispo do Porto.

D. Manuel Linda foi docente na Universidade Católica Portuguesa e colaborou com o Instituto Superior Miguel Torga/Escola Superior de Altos Estudos (Coimbra), a Universidade do Minho e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; é membro fundador do Centro de Estudos do Pensamento Português (UCP – Porto).

Mensagem de Saudação à Diocese

O Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa saúda o Senhor D. Manuel Linda e deseja-lhe as maiores felicidades para esta nova missão.

Mais informações »»

15-03-2018