Descrição

O desenvolvimento de um projeto de ensino superior na área da Psicologia pressupõe a criação de estruturas de apoio a atividades de formação prática, letivas e de investigação científica. Foi nesse âmbito que no final de 2007 surgiu na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa a Clínica Universitária de Psicologia (CUP) que integra um serviço de consulta psicológica.
 
A CUP permite a realização de atividades de aproximação à prática profissional dos alunos de psicologia, suportando, por exemplo, o desenvolvimento de estágios e de programas de formação avançada na área da intervenção psicológica.
Para além disso, com a criação de um serviço deste tipo pretende-se contribuir para o desenvolvimento de linhas de investigação em articulação com a intervenção psicológica, permitindo rentabilizar os recursos destas duas áreas, promovendo, entre outros, a monitorização sistemática da intervenção desenvolvida e o estudo de manuais de intervenção mais eficazes e eficientes.
 
Finalmente, o projeto da formação em Psicologia da Universidade Católica mantém um objetivo de forte ligação à comunidade, funcionando a CUP como um contexto fundamental dessa ligação, promovendo formação, consultoria e supervisão a entidades com as quais estabelece protocolos de cooperação, bem como apoio psicológico a utentes particulares.