Avaliação de Projetos e Programas
A ATES desenvolve serviços de desenho e implementação de sistemas de monitorização e estudos de avaliação de projetos e programas sociais em Portugal ou países em desenvolvimento. Estes serviços podem ser realizados com caráter de avaliação externa independente ou na modalidade de acompanhamento avaliativo de projetos/programas. Os estudos de avaliação da ATES podem abranger todo o ciclo de projeto/programa ou qualquer uma das suas fases:
- Estudos de baseline
- Avaliação intermédia
- Avaliação final de resultados
- Avaliação de impacto social
A avaliação realizada pela ATES assume um duplo propósito, quer enquanto mecanismo de prestação de contas e responsabilização (accountability) no que toca à execução do projeto/programa, quer como processo de aprendizagem individual e organizacional. Orienta-se pelos seguintes objetivos:
- Apurar a relevância, a coerência, a eficiência, a eficácia, o impacto e/ou a sustentabilidade do projeto/programa [1];
- Identificar fatores e mecanismos de sucesso e de insucesso, lições-chave e boas práticas decorrentes da implementação do projeto/programa;
- Produzir recomendações para as diferentes partes interessadas do projeto/programa, no sentido da sua melhoria, sustentabilidade e/ou replicação.
Os estudos de avaliação da ATES privilegiam métodos participativos e inclusivos que envolvem os diversos atores chave do projeto/programa (com destaque para as equipas técnicas e de gestão) no desenho da pesquisa, na recolha de dados e na análise e discussão das conclusões. Adota-se tendencialmente uma abordagem de métodos mistos (qualitativos e quantitativos) de recolha e análise dos dados, cuja triangulação garante uma leitura abrangente, consistente e fidedigna da realidade. Esta abordagem é, por vezes, complementada com a recolha e análise de testemunhos de atores chave do projeto, de acordo com o método de storytelling, de modo a melhor compreender, contextualizar e ilustrar os processos de mudança promovidos pelo projeto/programa a nível individual, organizacional e/ou comunitário.
[1] De acordo com os critérios de avaliação propostos pelo CAD-OCDE:
https://www.oecd.org/dac/evaluation/daccriteriaforevaluatingdevelopmentassistance.htm
Os estudos de avaliação de impacto social da ATES baseiam-se, embora não exclusivamente, no método da Avaliação Baseada na Teoria, sendo orientados pela (re)elaboração, verificação e validação da Teoria da Mudança do projeto/programa e complementados com a abordagem de Análise da Contribuição. Procura-se, deste modo, compreender os papéis desempenhados pela intervenção e por outros fatores externos no alcance (ou não) dos resultados e impactos do projeto (positivos e negativos, previstos e imprevistos).
Todos os dados recolhidos nos estudos de avaliação da ATES são objeto dos procedimentos éticos e deontológicos que regem a atuação da Universidade Católica Portuguesa, incluindo a garantia de uma participação livre, voluntária e informada a todos os sujeitos auscultados, bem como da confidencialidade e segurança dos dados por estes cedidos.
Alguns projetos avaliados:
- Capacitar para Agir em Rede III da ANIMAR (capacitação institucional) [2023]
- No Firma para Nô Dritus – Bolama, da Fundação Fé e Cooperação e da Academia Ubuntu Guiné-Bissau (Educação para os Direitos Humanos) [2023]
- Diálogos da Fundação Romão de Sousa (saúde mental) [2023]
- Corações que Cuidam da JRS (cuidadores formais imigrantes) [2023]
- Meeru Aproxima da MEERU | Abrir Caminho (refugiados e imigrantes) [2023]
- Vozes de Gaia da Fundação Inatel e do Jornal Público (envelhecimento ativo) [2023]
- Novamente a Norte da Associação Novamente (pessoas com traumatismo cranio-encefálico) [2022]
- Levar a Saúde Mental onde ela não chega - Kids da Encontrar+Se (saúde mental nas crianças) [2022]
- Oficinas de Cuidadores da Associação Nacional de Esclerose Múltipla (cuidadores informais) [2022]
- TSUGI da Bodybuilders | Rafael Alvarez (envelhecimento ativo) [2022]
- Raízes e Cutur@ da Fundação Fé e Cooperação da Khandlelo – Associação para o Desenvolvimento Juvenil (educação e empregabilidade) [2022]
- Terceira (C)idade = Felicidade do Espaço T e dos Médicos do Mundo (envelhecimento ativo) [2022]
- M60 | Geração à Frente da Companhia de Teatro Quatro Ventos (envelhecimento ativo) [2022]
- Desporto com Sentido da Fundação Belmiro de Azevedo (crianças e jovens) [2022]
- Estrutura Residencial para Idosos da Fundação José Lourenço Júnior (envelhecimento ativo) [2022]
- Shotgun da Unificar (toxicodependência) [2022]
- Capacitar para Agir em Rede II da ANIMAR (capacitação institucional) [2021]
- Gondomar#Cria#Atividade da Câmara Municipal de Gondomar [2021]
- Loja Social de Esposende da Esposende Solidário (inclusão social) [2021]
- Plataforma + Emprego da Santa Casa da Misericórdia do Porto (pessoas sem-abrigo) [2021]
- Sons do Jardim da PELE, Rede Inducar, AMLM e AADID (intervenção cívica e artística, de base comunitária) [2019]
- Diagnóstico baseline da Caparica/Pragal da ONGD – Leigos para o Desenvolvimento (desenvolvimento comunitário) [2019]
- Comunidade de Inserção da Associação Católica Internacional ao Serviço da Juventude Feminina (mães em situação de vulnerabilidade) [2019]
- Xipamanine Empreendedor – Apoio ao Desenvolvimento Socio-empresarial do Bairro de Xipamanine (Maputo) da Fundação Fé e Cooperação em parceria com a Khandelo – Associação para o Desenvolvimento Juvenil (empregabilidade) [2017]
- Maior Empregabilidade do Instituto Padre António Vieira e pela Fórum Estudante (juventude) [2016]
- ECOAR – Empregabilidade, Competências e Arte da Associação PELE (reclusos de estabelecimentos prisionais) [2016]
- Laboratório do Erro da InComunidade (educação) [2016]
- Social Angels da Associação Sol do Ave e Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso (empreendedorismo) [2016]