Curso Breve - do Mais Saber ao Mais Fazer: Propostas para a ação

ENQUADRAMENTO

O curso breve pretende constituir-se como um estímulo à reflexão crítica e eticamente fundamentada sobre o mundo em que vivemos e seus desafios atuais, contribuindo para o aprofundamento do envolvimento social e cívico dos participantes como meio de realização pessoal e de reforço da coesão social.

Inscrições: até 13 de fevereiro

INSCREVA-SE AQUI

OBJETIVOS

• Explorar diferentes oportunidades e práticas de participação social enquanto exercício de uma cidadania ativa e solidária;
  • Conceber pequenos projetos de intervenção social voluntária a realizar pelos participantes.

Palavras-chave: Cidadania, Participação, Solidariedade, Voluntariado, Projeto

• Podemos viver juntos? Cidadania, participação e solidariedade.
  • Participação social voluntária: o que é? para que serve? como se faz?
  • Qual o meu papel? Desenhar pequenos projetos para grandes mudanças.

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA

O curso breve está organizado em 4 sessões de 3 horas que decorrerão com periodicidade semanal. O docente recorrerá a metodologia expositiva e ativa, contando com a participação dos participantes, bem como com o eventual contributo de convidados externos. No final da Unidade Curricular os participantes serão convidados a desenhar e implementar, individualmente ou em grupo, pequenos projetos de participação social.

BIBLIOGRAFIA E TEXTOS DE APOIO

• Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária (2005). Formação em Voluntariado. Manual do Formador. Lisboa: Instituto da Segurança Social
  • Martins, F. (coord.). (2015). Manual de Formação "É de Género?". Igualdade de Género, Diversidade e Cidadania Global. Santa Maria da Feira: Rosto Solidário.

O Programa Universitário Mais Saber tem por principais objetivos:

• Envolver pessoas com diferentes perfis de formação e percursos profissionais, com interesse, motivação e curiosidade intelectual na aquisição e partilha de conhecimentos.
  • Estimular o cruzamento entre a aprendizagem e a reflexão com o fortalecimento das relações interpessoais, tendo como base a abordagem a diversas áreas de reconhecida competência da Universidade Católica no Porto.