Histórico

13/18-07-2016
II Curso de Verão “Estética e Transcendência”. Facultat de Filosofia da Universitat Ramon Llull, Barcelona.

14-07-2016
Na condição de diretor da CPT, José Rui Teixeira pronunciou uma conferência sobre Daniel Faria no âmbito dos trabalhos do Grup de recerca Simbologia en l’Art Occidental. Facultat de Filosofia da Universitat Ramon Llull, Barcelona.

17-05-2016
Na condição de diretor da CPT, José Rui Teixeira pronunciou uma conferência sobre Daniel Faria no VI Congreso Internacional de Literatura, Estética y Teología: “El amado en el amante: figuras, textos y estilos del amor hecho historia”. Asociación Latinoamericana de Literatura y Teología, Pontificia Universidad Católica Argentina, Buenos Aires.

05/06-05-2016
VIII Jornadas de Cultura Hispano-Portuguesa: “Poesia e Filosofia de Fronteira: diálogos e intertextualidades”, coorganizadas com o Instituto de Pensamiento Iberoamericano. Universidade Pontificia de Salamanca.

27-04-2016
Na condição de diretor da CPT, José Rui Teixeira pronunciou uma conferência sobre “Literatura & Deus”. Literatura & Etc., Perpetuum mobile: Poéticas da Errância na Literatura e na Cultura [Centro de Línguas, Literaturas e Culturas]. Universidade de Aveiro.

26-04-2016
Evocação da memória de Mário de Sá-Carneiro no contexto do centenário da morte do poeta. Leitura de poemas de Mário de Sá-Carneiro pelos poetas Jorge Melícias e Valter Hugo Mãe [vídeo de Luís Costa]. UCP Porto.

15-04-2016
Na condição de diretor da CPT, José Rui Teixeira pronunciou uma conferência sobre Mário de Sá-Carneiro no Colloque international “Paris, Mário de Sá-Carneiro et les autres2, promovido pelo Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains [Études Lusophones]. Université Paris-Sorbonne.

26-01-2016
Na condição de diretor da CPT, José Rui Teixeira pronunciou uma conferência sobre Afonso Lopes Vieira, José Bruges d’Oliveira e Guilherme de Faria no Colóquio “A glória do esquecimento: 70 anos sobre a morte de Afonso Lopes Vieira”. Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, Leiria.

20-11-2015
Na condição de diretor da CPT, José Rui Teixeira pronunciou uma conferência sobre António Nobre, Mário de Sá-Carneiro e Guilherme de Faria no Colóquio “Textualidade(s) & Memória(s): permanência, rotura, controvérsia” [In honorem Maria João Reynaud]. Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

15-10-2015
Na condição de diretor da CPT, José Rui Teixeira pronunciou uma conferência sobre Judith Teixeira no Colloque international “Femmes oubliées dans les arts et les lettres au Portugal [XIXe-XXe siècles]”, promovido pelo Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains [Études Lusophones]. Université Paris-Sorbonne.

24/29-07-2015
I Curso de Verão “Estética e Transcendência”. Facultat de Filosofia da Universitat Ramon Llull, Barcelona.

11-07-2015
Na condição de diretor da CPT, José Rui Teixeira participou numa mesa-redonda sobre “A Poesia da Saudade”, com António Cândido Franco, José Carlos Seabra Pereira e Nuno Júdice. Fundação D. Luís I [Biblioteca da Casa da Horta da Quinta de Santa Clara], Cascais.

02/04-07-2015
I Colóquio Internacional Poesia e Transcendência: “Estética e Mística”. Conferencistas: Miguel García-Baró, Valter Hugo Mãe, João Manuel Duque, Jaume Aymar, Nuno Higino, José Acácio Aguiar de Castro, Maria João Reynaud, Alexandre Duarte e Hugo Mujica. UCP Porto.

24-04-2015
António Cândido Franco apresentou o livro de Henrique Manuel Pereira: “Guerra Junqueiro. Fragmentos de unidade polifónica” [Cosmorama Edições, 2015]. UCP Porto.

19-03-2015
A direção da CPT [José Rui Teixeira, Henrique Manuel Pereira e José Pedro Angélico] participou numa mesa-redonda sobre “O lugar de Deus na cultura contemporânea”, promovida pela Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia. UCP Porto.

06-03-2015
Na condição de diretor da CPT, José Rui Teixeira pronunciou a conferência: “Sobre o lugar de Deus na poesia contemporânea”. Universidade Pontificia de Salamanca.

20-11-2014
A CPT associou-se à organização e divulgação da homenagem ao escultor José Rodrigues [“Porto Culto do Século XX”]. UCP Porto.

14-11-2014
Foi assinado um convénio de cooperação científica e cultural entre a CPT e o Instituto de Pensamiento Iberoamericano da Universidade Pontificia de Salamanca.

02-07-2014
Na condição de diretor da CPT, José Rui Teixeira participou na cerimónia de concessão de honras de Panteão Nacional a Sophia de Mello Breyner Andresen.

01-07-2014
Valter Hugo Mãe evocou a memória de Sophia de Mello Breyner Andresen, no 10.º aniversário da morte. UCP Porto.

19-06-2014
José Rui Teixeira apresentou a poesia reunida de Jorge Melícias: “Alvídrio” [Cosmorama Edições, 2014]. UCP Porto.

22-05-2014
A CPT associou-se à organização e divulgação da homenagem ao poeta e ensaísta Fernando Guimarães [“Porto Culto do Século XX”]. UCP Porto.

08-05-2014
José Pedro Angélico e José Rui Teixeira representaram a CPT nas VII Jornadas de Cultura Hispano-Portuguesa: “O Tema do Homem na Literatura Hispano-Portuguesa Contemporânea”. Universidad Pontificia de Salamanca.

03-04-2014
Na condição de diretor da CPT, José Rui Teixeira pronunciou uma conferência sobre Guilherme de Faria no 4.º Seminário Redenção e Escatologia no Pensamento Português. UCP Porto.

04-01-2014
Colóquio “Os versos de luz por escrever” [no 85.º aniversário da morte de Guilherme de Faria]. Conferencistas: José Carlos Seabra Pereira, Cristina Nobre, José Pedro Angélico e José Rui Teixeira. Apresentação do livro de José Rui Teixeira: “Vida e obra de Guilherme de Faria. Os versos de luz por escrever” [Cosmorama Edições, 2013]. UCP Porto.

06-12-2013
Na condição de diretor da CPT, José Rui Teixeira pronunciou uma conferência sobre Teixeira de Pascoaes no Colóquio Internacional “Filosofia e Literatura: Palavra, Escuta e Silêncio”. Faculdade de Letras, Universidade do Porto.

06-11-2013
Apresentação da CPT. Depois dos discursos de Manuel Afonso Vaz e de Arnaldo de Pinho, José Rui Teixeira pronunciou a conferência: “O vazio que persiste à minha beira. Sobre o lugar de Deus na poesia contemporânea”. No final, Maria João Reynaud evocou a memória de Sophia de Mello Breyner Andresen. UCP Porto.