Destaques

FUTURO cumpre seis anos de atividade

Após seis anos de trabalhos no terreno, com dezenas de parceiros, centenas de entidades e profissionais, milhares de cidadãos voluntários, mais de 98.000 árvores nativas já foram plantadas no território da Área Metropolitana do Porto (AMP). O FUTURO – projeto das 100.000 árvores na AMP é desenvolvido no contexto do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto, coliderado pela Universidade Católica Portuguesa e a AMP. Os resultados mais recentes do FUTURO podem ser consultados aqui.

 

Universidade Católica Portuguesa no combate às alterações climáticas

As Nações Unidas publicaram um relatório que apresenta os contributos do Ensino Superior no combate às alterações climáticas e na promoção do desenvolvimento sustentável, enquanto base de trabalho para a Cimeira do Clima de Paris. A Universidade Católica Portuguesa, através do projeto Futuro - 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é o único caso português destacado. Consulte o relatório aqui ou na página das Nações Unidas dedica ao tema.

 

O ciclo de vida da Agenda 21 Local

Em junho de 2015 foi publicado no “Journal of Management and Sustainability” o artigo “ The Lifecycle of a Voluntary Policy Innovation: The Case of Local Agenda 21 ” que retrata a implementação da Agenda 21 Local em Portugal.

O Grupo de Estudos Ambientais partilha desta forma o seu know-how no acompanhamento e implementação destas iniciativas de política local com caráter inovador e voluntário.

 

Ambição reconhecida pela AEA

A Agência Europeia do Ambiente publicou em 2014 um relatório sobre boas práticas de participação pública na gestão de recursos hídricos analisando oito experiências de diálogo exemplar com os stakeholders.

O caso da região Norte em Portugal, dinamizado pelo Grupo de Estudos Ambientais e promovido pela Administração da Região Hidrográfica do Norte, foi um dos selecionados, sendo considerado o “mais ambicioso”.

 

FUTURO, um "Projeto de Excelência"

O FUTURO - projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto - desenvolvido no âmbito do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto) e coordenado pelo GEA foi recentemente reconhecido pela Universidade das Nações Unidas (UNU) como um “Projeto de Excelência”. Este reconhecimento decorreu em Okayama, no Japão, durante o 9º Encontro Global dos Centros Regionais de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (CRE.EDS). O projeto foi avaliado na categoria de ‘Capacitação e Envolvimento da Comunidade através da Educação-Ação’, tendo sido reconhecido o seu valor na melhoria e expansão das florestas urbanas nativas. Em 2014 foram submetidos à UNU 31 projetos desenvolvidos por 27 CRE.EDS em todo o mundo.