Quem somos

 

O Grupo de Estudos Ambientais (GEA) do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa contribui para as múltiplas dimensões da sustentabilidade local, regional e global através de iniciativas integradas de formação, investigação e consultoria. Na sua área de intervenção destaca-se a conceção de Estratégias Locais e Regionais de Sustentabilidade, a promoção da Participação Pública e o desenvolvimento da Educação para a Sustentabilidade. 

O GEA foi criado em 1998 pela Prof.ª Doutora Margarida Silva da Escola Superior de Biotecnologia, tendo sido pioneiro na dinamização da compostagem doméstica.
 

Equipa

 

Ana Maria Ferreira Pereira

Licenciatura em Biologia, mestrado em Ecologia Ambiente e Território concluído em 2011, com tese em Gestão e Conservação de Parques Urbanos. De 2011 a 2013 foi monitora ambiental de atividades para crianças na empresa Beagle, Rumo à sustentabilidade. Entre 2012 e 2013 colaborou com a equipa do pelouro do Ambiente do Município de Lousada, no estudo e projeção do futuro parque biológico do Vale do Sousa. A partir de 2012 dedicou-se ainda ao estudo e comportamento animal, tendo concluído um curso de treino canino e cuidados veterinários, tendo participado, organizado e coordenado várias formações e projetos nessa área. Integrou em 2014 o Grupo de Estudos Ambientais, como estagiária, estando a colaborar com a equipa do FUTURO projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto.

 

Conceição Almeida 

Licenciatura em Engenharia do Ambiente, é colaboradora do Grupo de Estudos Ambientais da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa desde 1998. Desenvolveu atividades de sensibilização e formação no âmbito do projeto Centro de Demonstração de Compostagem, participou nos projetos Futuro Sustentável, Agenda 21 Local de S. João da Madeira, Agenda 21 Local de Seia e nas Olimpíadas do Ambiente (enquanto coordenadora). Foi formadora no âmbito da formação-ação da Agenda 21 Regional do Vale do Minho e coordenadora científica de cursosde especilização. Interessa-se pelas temáticas de prevenção de resíduos, reciclagem de resíduos biodegradáveis e mobilização social para a sustentabilidade. Faz parte da equipa técnica do FUTURO-projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto.

 

Marta Pinto (Coordenadora) 

É licenciada em Biologia e desenvolve atividade na área do ambiente e comunicação ambiental desde 1995. Desde 2003 está na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa onde atua na área da participação pública e promoção da sustentabilidade local e regional em processos de Agenda 21 Local e similares. Está associada à Agenda 21 Local de vários municípios da região norte e centro e ao Futuro Sustentável - Plano Estratégico de Ambiente da Grande Área Metropolitana do Porto. Colaborou em projetos na área da participação pública e SIG (EUA), bem como de planeamento urbano sustentável (Espanha). Foi responsável pelos portais Cidades Sustentáveis e coordenadora científica de vários cursos de especialização. Coordena o Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto.