Apresentação

O Programa Universitário Mais Saber é dedicado a uma população sénior, curiosa e ativa, que sente necessidade de pensar os seus problemas e os problemas do seu tempo, de ter projetos, de descobrir caminhos para envelhecer bem. Tendo subjacente o conceito de educação ao longo da vida, o Programa Mais Saber é expressão de um compromisso académico com processos de aprendizagem e de realização humana que não sejam só cognitivos ou materiais, mas também afetivos, criativos e éticos e, por isso, mais complexos, realistas e desafiantes.

Com início no Centro Regional do Porto em 2010/2011 e correspondendo, na altura, a um projeto formativo novo em Portugal, o Programa Universitário Mais Saber tem tido desenvolvimentos vários por força da vontade de muitos dos seus intervenientes, incluindo diversos dos seus alunos fundadores. Não se trata de um programa desenhado à margem dos interesses e das necessidades expressos pelos alunos, mas de um projeto que se constrói ano a ano na articulação entre saberes curriculares fundamentais e a experiência e compromisso sociais daqueles que são os seus principais intervenientes.

 

O corpo docente, de cariz transdisciplinar, altamente qualificado científica e pedagogicamente, provém, maioritariamente, das Unidades Académicas da Universidade Católica Portuguesa, mas pode integrar professores oriundos de instituições externas que sejam portadores de uma experiência relevante – tanto no desenvolvimento de projetos do Programa, como no trabalho com o seu público-alvo.

Helena Gil da Costa, Coordenadora do Programa