Publicações

Creio que não é preciso. Em todo o caso, será bom declará-lo: trata-se aqui de coisa séria (…). Mas é evidente que, em todo este processo, reivindicamos o caráter lúdico, melhor ainda, a brincadeira. O que vai dar ao mesmo, uma vez que, conquanto fútil na aparência, não há quem não saiba que, além de consequencial, a brincadeira tem um extraordinário poder operativo. Ontem como hoje, mobiliza mudanças evolucionárias, propicia o autoconhecimento, a descoberta científica, a composição artística, a invenção, o prazer, os bons amigos e o desfazer de muitos nós.

Henrique Manuel Pereira

Adília Maia, Alcina Lima, Ana Alice Pinho, Ana Fugas, António Marques de Sousa, Conceição Rodrigues, Dalva Azevedo, Filomena Castro Fernandes, Helena Barbosa, Margarida Valle Peixoto e Maria de Belém Fernandes são os alunos de Artes de Palco – convocação inter e transdicisplinar de várias linguagens artísticas, com relevo para a expressão dramática – na sequência de Palavra, Som e Imagem (2015-2017) uma unidade curricular concebida e lecionada por Henrique Manuel Pereira. Livro Coordenado pelo mesmo e por Helena Gil da Costa.

  

“Desses Dias da Vida” é uma aventura coletiva. Desafiando constrangimentos, foi empreendida no âmbito da unidade curricular “Universo Livro” […]. Aqui se convocam e partilham, em nome próprio e na primeira pessoa, experiências significativas, emoções, memórias, pedaços dos dias da vida de quem as viveu e agora se assume como narrador.
Henrique Manuel Pereira

Deram corpo a este livro: Ana Alice Pinho, Ana Fugas, Assunção Cálem, António Machado Vaz, Carmélia Ferreira, Conceição Rodrigues, Isabel Ramires Ramos, Jan-Algot Johansson; Jorge Pinho, José Artur Pereira, José Oliveira, Nair Brito, Paulo Amado, Rosa Cunha e os Professores Henrique Manuel Pereira e Pedro Cascalheira.

  

ola

“A Cor do Adeus” é muito provavelmente a música mais íntima do jardim e do rio de José Lopes Rodrigues. Deu-lhe a forma de poesia: “Com medo que me fuja, guardo-a entre as páginas de um livro em branco”.
Sensibilidade, intensidade e gratidão são, a meu ver, as palavras mais audíveis desta música.
Henrique Manuel Pereira

José Lopes Rodrigues, foi aluno do 2º Curso do Programa Universitário Mais Saber. Deixou-nos em 2014, poucos meses antes da publicação deste livro.

  

Sendo celebração da amizade e aventura partilhada, este livro é também uma tentativa de parar o tempo que passa ou, de outro modo, uma sementeira, para que no futuro, com saudade e gratidão, presentifiquemos a festa do presente.
Henrique Manuel Pereira

Adília Maia, Alcina Lima, Ana Alice Pinho, Ana Fugas, Conceição Rodrigues, Dalva Azevedo, Filomena Castro Fernandes, João Guimarães e Maria de Belém Fernandes foram os primeiros alunos de Palavra, Som e Imagem, unidade curricular de convocação inter e transdisciplinar de várias linguagens artísticas lecionada por Henrique Manuel Pereira. Livro coordenado pelo mesmo e por Helena Gil da Costa.