Docentes – Síntese Curricular

Álvaro Nascimento | Professor de Finanças da Católica Porto Business School, da Universidade Católica Portuguesa, Porto, onde foi director durante seis anos. Entre 2013 3 2015, foi presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos. Atualmente é vogal do Conselho Fiscal da Unicer, administrador independente da Euronext e membro da direção do IPCG e da Associação Comercial do Porto. Consultor de empresas de serviços financeiros e telecomunicações em assuntos de concorrência e regulação. Tem interesses de investigação e publicações nos temas de regulação de mercados financeiros e telecomunicações. Doutorado em Finanças pela Cass Business School (Londres) e mestre em International Trade and Finance pela Universidade de Lancaster (UK). Foi investigador na London Business School em assuntos de regulação e concorrência. Economista líder em algumas das maiores operações de M&A em Portugal e consultor em empresas financeiras. Realizou projectos para a Autoridade da Concorrência e Entidade Reguladora da Saúde, entre outros e participou em vários seminários e conferências para audiências profissionais em assuntos relacionados com avaliação de activos, risco financeiros e regulação dos sectores financeiros e de telecomunicações. No passado, foi assessor do Ministro da Educação para assuntos económicos sobre a reorganização da rede de escolas o ensino básico e secundário. Como director da Faculdade de Economia e Gestão, assumiu a seu cargo a direcção da Católica Porto Business School, tendo lançado as bases para a acreditação e a internacionalização, mobilizando várias escolas de negócios da rede de universidades Católicas no mundo da lusofonia em torno do MBA Atlântico, um projecto de MBA destinado a formar e preparar quadros empresariais vocacionados para o mundo global dos negócios. Em 2012, o movimento daria origem à criação formal da Católica Business Schools Alliance entre as Universidades Católicas no Porto e em Luanda, e a um processo de alargamento ao Rio de Janeiro (Brasil), Beira (Moçambique) e Macau (China).

Bruno Trancoso Rocha | Doutorado e mestre em Economia pela Universidade de Essex e mestre em Economic Governance pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences-Po Paris). 
É atualmente Research Fellow na Católica Porto Business School. Trabalhou no Conselho de Finanças Públicas, na Faculdade de Economia da Universidade de Cambridge, na OCDE e no Instituto Nacional de Estatística. Lecionou na Universidade de Cambridge e na Universidade de Essex. 
Desenvolve investigação nas áreas de desenvolvimento e crescimento económico, crises financeiras e história económica quantitativa.
 

Filipe Martins | É investigador na Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto, onde realiza um pós-doutoramento em Pedagogia Social. É licenciado em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa (2004), pós-graduado em Antropologia, Multiculturalismo e Identidades (2006) e doutorado em Antropologia Urbana pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (2013), com a tese Entre Projeto e Convivência: ser jovem nas periferias pobres do Mindelo, Cabo Verde.

Tem desenvolvido investigação com jovens vulneráveis em contexto urbano em Cabo Verde e em Portugal, com particular enfoque nas suas trajetórias educativas e nas suas práticas de participação cívica. Atualmente integra a equipa do projeto PROMISE, realizando pesquisa etnográfica sobre juventude e participação social, em particular junto de jovens em abandono escolar e/ou com comportamento desviante.

Tem colaborado em diversos projetos e organizações socioeducativas, em Portugal e em Cabo Verde, nos domínios da Juventude, Educação, Cidadania e Diversidade Cultural. Entre 2010 e 2016 lecionou nas Escolas Superiores de Educação do Porto e de Viana do Castelo, nos domínios da Pedagogia Social e da Educação para a Cidadania.

Francisca Guedes de Oliveira | Professora Auxiliar na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa, Porto. Doutorada em Economia, com especialização em Economia Pública, pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Tem interesses de investigação em Economia Política e Economia Pública. Comunicações em diversas conferências internacionais, nomeadamente, em conferências organizadas pela European Economic Association, pela UK Political Studies Association e pelo Portuguese Economic Journal, entre outras. Referee em revistas científicas internacionais. Até setembro de 2013 foi a diretora do mestrado em business economics da FEG. Atualmente assume a função de diretora adjunta para os programas de mestrado da FEG. Faz parte, desde 2015 do conselho de administração da EDPR.

Helena Gil da Costa (coord) | Doutoramento em Ciências Humanas e Sociais, Master em Criatividade Aplicada Total, Licenciatura em Sociologia, Curso de Educadores de Infância.

Coordenação do Programa Universitário Mais Saber, Docente de Sociologia da Religião e de Sociologia e Ética em Educação na Faculdade de Teologia, de Criatividade na Resolução de Problemas de Liderança e Negociação na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica no Porto e de Criatividade na Escola das Artes, Membro do Centro Investigação Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER) na Universidade Católica Portuguesa.

Membro do Conselho Editorial e Científico da Coléccion Léeme do Instituto Internacional do Saber (Espanha-Colômbia).
Representante em Portugal do The Creative Problem Solving Group, Inc.
Autora de artigos e capítulos em revistas e livros nacionais e estrangeiros.

+ info

Henrique Manuel Pereira | Doutorado em Cultura (Universidade de Aveiro), é Professor na Escola das Artes (UCP.Porto), onde leciona, entre outras, Cultura Portuguesa, Escrita e Argumento. Tem o curso de Produção e Realização (New York Film Academy).

É membro integrado do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR); membro do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL), do Grupo de Estudos Literários e Culturais da Universidade de Aveiro; da direção do Instituto de Estudos de Religião (IER); do Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO); da direção e Conselho Científico da Cátedra Poesia e Transcendência e de revistas académicas. 
 
Autor de vasta bibliografia, organizou e participou em obras coletivas e congressos científicos nacionais e internacionais; prefaciou e apresentou obras; tem sido distinguido com vários prémios e menções honrosas, como seja, recentemente, a do Grémio Literário, pela obra Guerra Junqueiro e a Folha. Coordena o projeto Revisitar/Descobrir Guerra Junqueiro e o Gabinete de Estudos Cinema, Património e Memória (CIPAM).
 
Jornalista, argumentista, produtor/realizador de curtas e longas-metragens, produziu, realizou e apresentou programas radiofónicos (RR, RFM e Antena 2). 

+ info

Laura Castro | Doutoramento – Universidade do Porto – Faculdade de Belas Artes (2010); Mestrado – Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da (1993); Licenciatura – Universidade do Porto – Faculdade de Letras (1985).

Professora Auxiliar na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e sua diretora desde Novembro de 2013 a Julho 2017. Presidente do Conselho Científico (2014-presente). Investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR). Entre o início da década de 90 e 2006 trabalhou no sector cultural.

Publica regularmente artigos e livros sobre temas de arte, desenvolve pesquisa e escreve ensaios para catálogos de exposições. Membro da Associação Portuguesa de Historiadores de Arte. Membro da Associação Internacional de Críticos de Arte. Presidente da Direcção do Centro de Cultura Teatral / Teatro Experimental do Porto.

+ info

Leonardo Costa | Docente da Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto desde 1998. Licenciado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia em Lisboa, Mestre em Economia Agrária e Sociologia Rural pelo mesmo Instituto, Doutorado em Economia pela Universidade do Arizona nos EUA. Tem interesses de investigação e publicações nas áreas de Estudos de Desenvolvimento, Economia Agrícola e dos Recursos Naturais, Inovação e Macroeconomia.

Maria João Guerra | Assistente convidada da Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências da Saúde. Mestre em Enfermagem Avançada, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica. Tem Pós-Graduação em Cuidados Avançados a doentes com feridas, ostomias e incontinência. Doutoranda em Enfermagem na Universidade Católica Portuguesa.

Patrícia Coelho | Professora Auxiliar Convidada da Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Ciências da Saúde.  Doutora em Enfermagem e Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica em pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Tem Pós-Graduação em Bioética, Cuidados Paliativos e Gestão da Qualidade em Serviços. Possui diversos artigos de investigação, sendo a sua principal área de atuação os cuidados paliativos. Colabora com o Observatório Português de Cuidados Paliativos.

Vítor Teixeira | Doutor em História Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mestre em História Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professor Auxiliar da Escola das Artes.

Dedica-se a várias áreas do conhecimento histórico e artístico, iconografia, cultura portuguesa e expansão portuguesa no mundo, com vastas publicações.

+ info