Docentes – Síntese Curricular

Álvaro Nascimento | Professor de Finanças da Católica Porto Business School, da Universidade Católica Portuguesa, Porto, onde foi director durante seis anos. Entre 2013 3 2015, foi presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos. Atualmente é vogal do Conselho Fiscal da Unicer, administrador independente da Euronext e membro da direção do IPCG e da Associação Comercial do Porto. Consultor de empresas de serviços financeiros e telecomunicações em assuntos de concorrência e regulação. Tem interesses de investigação e publicações nos temas de regulação de mercados financeiros e telecomunicações. Doutorado em Finanças pela Cass Business School (Londres) e mestre em International Trade and Finance pela Universidade de Lancaster (UK). Foi investigador na London Business School em assuntos de regulação e concorrência. Economista líder em algumas das maiores operações de M&A em Portugal e consultor em empresas financeiras. Realizou projectos para a Autoridade da Concorrência e Entidade Reguladora da Saúde, entre outros e participou em vários seminários e conferências para audiências profissionais em assuntos relacionados com avaliação de activos, risco financeiros e regulação dos sectores financeiros e de telecomunicações. No passado, foi assessor do Ministro da Educação para assuntos económicos sobre a reorganização da rede de escolas o ensino básico e secundário. Como director da Faculdade de Economia e Gestão, assumiu a seu cargo a direcção da Católica Porto Business School, tendo lançado as bases para a acreditação e a internacionalização, mobilizando várias escolas de negócios da rede de universidades Católicas no mundo da lusofonia em torno do MBA Atlântico, um projecto de MBA destinado a formar e preparar quadros empresariais vocacionados para o mundo global dos negócios. Em 2012, o movimento daria origem à criação formal da Católica Business Schools Alliance entre as Universidades Católicas no Porto e em Luanda, e a um processo de alargamento ao Rio de Janeiro (Brasil), Beira (Moçambique) e Macau (China).

Célia Manaia | Licenciada em Bioquímica e com Doutoramento em Microbiologia, ambos pela Universidade de Coimbra. Atualmente é Professora Associada com Agregação na Escola Superior de Biotecnologia, tendo a seu cargo disciplinas nas áreas da Genética e da Microbiologia. Os seus interesses de investigação envolvem o estudo da diversidade e ecologia bacteriana, em particular de zonas sujeitas à ação humana. Ao longo dos últimos anos tem vindo a estudar a dispersão ambiental de bactérias resistentes a antibióticos.
Coordenadora da Licenciatura em Microbiologia, Coordenadora do 2º Ciclo de Estudos, membro da Direção da ESB (até 2017), Vice-Presidente para a Investigação e Internacionalização do Centro Regional do Porto da UCP.

 

Francisco Carvalho Guerra | Formação Universitária: Bacharelato em Farmácia em 1954 – Universidade de Lisboa; Licenciatura em Química Farmacêutica em 1956 – Universidade do Porto; Doutoramento em Bioquímica 1964 – Universidade do Porto; Professor Agregado em 1970 – Universidade do Porto.
Posições Ocupadas: de 1965 a 1975 – Diretor do Centro de Estudos de Bioquímica do Instituto de Alta Cultura (Universidade do Porto); em 1973 – é eleito Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos; de 1973 a 1978 – Membro do Painel dos Projetos de Investigação, da NATO e seu Presidente de 1977 a 1978; de 1985 a Junho de 1991 – Vice-Reitor da Universidade do Porto; de 1991 a 2005 - Presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa; em Abril de 2006 é eleito Presidente do IDARN – Instituto do Desenvolvimento Agrário da Região Norte; desde 2014 – Provedor do Estudante na Universidade católica Portuguesa – Centro Regional do Porto
Apresentou mais de 70 comunicações científicas em Conferências Nacionais e Internacionais e foi co-autor de mais de 80 artigos científicos publicados em revistas nacionais ou internacionais da área de bioquímica tendo ainda proferido duas dezenas de seminários em várias Universidades estrangeiras.
Organizou vários Congressos Nacionais e Internacionais de Bioquímica, bem como vários cursos de verão patrocinados pela NATO.

Helena Gil da Costa (coord) | Doutoramento em Ciências Humanas e Sociais, Master em Criatividade Aplicada Total, Licenciatura em Sociologia, Curso de Educadores de Infância.

Coordenação do Programa Universitário Mais Saber, Docente de Sociologia da Religião e de Sociologia e Ética em Educação na Faculdade de Teologia, de Criatividade na Resolução de Problemas de Liderança e Negociação na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica no Porto e de Criatividade na Escola das Artes, Membro do Centro Investigação Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER) na Universidade Católica Portuguesa.

Membro do Conselho Editorial e Científico da Coléccion Léeme do Instituto Internacional do Saber (Espanha-Colômbia).
Representante em Portugal do The Creative Problem Solving Group, Inc.
Autora de artigos e capítulos em revistas e livros nacionais e estrangeiros.

+ info

Henrique Manuel Pereira | Doutorado em Cultura (Universidade de Aveiro), é Professor na Escola das Artes (UCP.Porto), onde leciona, entre outras, Cultura Portuguesa, Escrita e Argumento. Tem o curso de Produção e Realização (New York Film Academy).

É membro integrado do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR); membro do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL), do Grupo de Estudos Literários e Culturais da Universidade de Aveiro; da direção do Instituto de Estudos de Religião (IER); do Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO); da direção e Conselho Científico da Cátedra Poesia e Transcendência e de revistas académicas. 
 
Autor de vasta bibliografia, organizou e participou em obras coletivas e congressos científicos nacionais e internacionais; prefaciou e apresentou obras; tem sido distinguido com vários prémios e menções honrosas, como seja, recentemente, a do Grémio Literário, pela obra Guerra Junqueiro e a Folha. Coordena o projeto Revisitar/Descobrir Guerra Junqueiro e o Gabinete de Estudos Cinema, Património e Memória (CIPAM).
 
Jornalista, argumentista, produtor/realizador de curtas e longas-metragens, produziu, realizou e apresentou programas radiofónicos (RR, RFM e Antena 2). 

+ info

José Pedro Azevedo | Capelão do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

Laura Castro | Doutoramento – Universidade do Porto – Faculdade de Belas Artes (2010); Mestrado – Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da (1993); Licenciatura – Universidade do Porto – Faculdade de Letras (1985).

Professora Auxiliar na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e sua diretora desde Novembro de 2013 a Julho 2017. Presidente do Conselho Científico (2014-presente). Investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR). Entre o início da década de 90 e 2006 trabalhou no sector cultural.

Publica regularmente artigos e livros sobre temas de arte, desenvolve pesquisa e escreve ensaios para catálogos de exposições. Membro da Associação Portuguesa de Historiadores de Arte. Membro da Associação Internacional de Críticos de Arte. Presidente da Direcção do Centro de Cultura Teatral / Teatro Experimental do Porto.

+ info

Maria Aguiar | É Professora Auxiliar na Escola das Artes. Doutorada em Conservação e Restauro de Pintura pela Universidade Católica Portuguesa e Mestre em Conservação e Restauro de Pintura pela Northumbria University (U.K.) e Mestre em Conservação e Restauro de Objetos Históricos por DeMontfort University (U.K.). Bacharel em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar.

Mónica Duque | Licenciatura em Direito pela Escola de Direito do Porto da Universidade Católica Portuguesa, em 1990. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra na área das Ciências Jurídico-Empresariais, em 1998. Inscrita no programa de Doutoramento na Escola de Direito do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

Áreas de interesse científico: Auditoria e Fiscalidade.

Vítor Teixeira | Doutor em História Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mestre em História Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professor Auxiliar da Escola das Artes.

Dedica-se a várias áreas do conhecimento histórico e artístico, iconografia, cultura portuguesa e expansão portuguesa no mundo, com vastas publicações.

+ info

Walter Osswald | Doutoramento em Medicina. Licenciatura em Medicina. Professor Emérito de Farmacologia e Terapêutica na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Diretor do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa (UCP) (2000 – 2005); Membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) (1996-2003); Director do Instituto de Farmacologia e Terapêutica da Faculdade de Medicina do Porto (1988-1993); Presidente do Gabinete de Investigação em Bioética da UCP (1995-2000); Professor visitante das Universidades de Gand, Paris, Düsseldorf, Frankfurt, Kuwait e Valência; Presidente da Comissão Nacional de Humanização (MS) (1995-2000); Membro e Chairman do Grupo de Trabalho sobre Proteção do Embrião e do Feto – União Europeia (1998-2001); Presidente da Fundação Grünenthal (desde 1999); Membro e Presidente de Comissões de Ética (do Hospital de S. João, do Centro Hospitalar do Conde de Ferreira, dos Hospitais de S. João de Deus, da Universidade do Porto).
Em 2008 foi agraciado com o grau Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Coimbra, pelo seu estatuto de "cientista e universitário defensor dos princípios bioéticos", e com a Grã Cruz da Ordem de Sant'Iago e Espada, atribuída pelo Presidente da República, Cavaco Silva que, na mesma ocasião também contemplou Daniel Serrão e Jorge Biscaia, e homenageou Luís Archer, por terem introduzido a Bioética em Portugal.
Áreas de interesse científico; Ética médica; Ética nos ensaios clínicos; Ética e experimentação.

Publicações: é autor de mais de 500 artigos, vários livros, e coordenou 5 obras coletivas, publicações nas quais perpassam todo o seu saber informado e a sua empenhada dedicação às causas humanistas. É Editor do Prontuário Terapêutico.