Corpo Docente em 2016/17

Alexandre Freire Duarte | É um teólogo católico leigo, formado em teologia espiritual, que se dedica à investigação no âmbito da mística e da sua linguagem, bem como à lecionação, quer na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto e em Braga, quer no Centro de Cultura Católica do Porto. Trabalha, presentemente, na edição completa, crítica e comentada dos escritos de um autor português do séc. XX, tendo ainda distintos textos publicados em Portugal e no estrangeiro.

 

Ana Andrade | Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, trabalhou em marketing (em Portugal e no Reino Unido), em produção artística (no Teatro Académico Gil Vicente) e foi professora do ensino secundário e profissional. Na Universidade Católica, rege a unidade curricular de Argumentação e Retórica (Escola de Direito), é responsável pelo Writing Centre, pelas aulas do Programa de Transição para o Ensino Superior e pela preparação dos candidatos ao Centro de Estudos Judiciários para a prova de Desenvolvimento de Temas Culturais, Sociais ou Económicos. Encontra-se a desenvolver a tese de doutoramento sobre a Filosofia da Ação em Gilbert Harman, no âmbito do Programa Doutoral em Filosofia, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

 

Gonçalo Vasconcelos e Sousa | Doutor (2002) e Agregado (2006) em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo defendido nessa mesma instituição a sua dissertação de Mestrado (1997).
Professor catedrático da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (EA/UCP), e aí diretor do CIONP – Centro Interpretativo da Ourivesaria do Norte de Portugal. Diretor do CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da EA/UCP – de 2011 a 2016.
Coordenador científico do Curso de Doutoramento em Estudos do Património da EA/UCP. Diretor da Revista de Artes Decorativas (CITAR/UCP), da revista Museu e da revista Filermo.
Académico Correspondente da Academia Portuguesa da História (2003) e da Academia Nacional de Belas-Artes (2001). Presidiu ao Conselho Diretor do Círculo Dr. José de Figueiredo (1997-2006).
Recebeu o Prémio D. António Ferreira Gomes, da UCP (1989), o Prémio da Fundação Eng.º António de Almeida pela mais elevada classificação da Licenciatura do seu Curso (1994) e o Prémio Fundação Calouste Gulbenkian de História Regional e Local (ex aequo, 2005).

 

Helena Gil da Costa | Doutoramento em Ciências Humanas e Sociais com a tese “Medo e Desenvolvimento Humano – uma proposta de educação de adultos desde a inter-relação Criatividade e Motricidade Humana”, Master em Criatividade Aplicada Total, Licenciatura em Sociologia, Curso de Educadores de Infância.
Coordenação do Programa Universitário Mais Saber, docente de Sociologia da Religião e de Sociologia e Ética em Educação na Faculdade de Teologia, de Criatividade na Resolução de Problemas de Liderança e Negociação na Católica Porto Business School e de Criatividade na Escola das Artes da Universidade Católica no Porto.
Formadora na área da Criatividade. Membro do Conselho Editorial e Científico da Coléccion Léeme do Instituto Internacional do Saber (Espanha-Colômbia). Membro de Rede Internacional de Investigadores em Motricidade Humana. Representante em Portugal do The Creative Problem Solving Group, Inc.
Autora de artigos e capítulos em revistas e livros nacionais e estrangeiros.

 

Henrique Manuel Pereira | Doutorado em Cultura (Universidade de Aveiro), é Professor na Escola das Artes (UCP.Porto), onde leciona, entre outras, Cultura Portuguesa, Literatura Universal, Escrita e Argumento. Tem o curso de Produção e Realização, pela New York Film Academy.
É membro do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL), do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), do Grupo de Estudos Literários e Culturais da Universidade de Aveiro, e da Cátedra Poesia e Transcendência − Sophia de Mello Breyner Andresen. É Presidente do Conselho Pedagógico da Escola das Artes.
Publicou mais de duas dezenas de livros e meia centena de artigos científicos e recensões críticas; organizou e participou em obras coletivas e congressos científicos nacionais e internacionais; prefaciou e apresentou obras; dirigiu revistas; concebeu e coordena o projeto Revisitar/Descobrir Guerra Junqueiro.
Argumentista, produtor e realizador, é autor de várias curtas e três longas-metragens. Jornalista (TVI e DN), foi locutor da Biblioteca Sonora (BPMP). Durante cerca de vinte anos realizou e apresentou programas radiofónicos (RR, RFM e Antena 2).

 

Vítor Teixeira | "Nasci no Porto mas criei-me em Gaia", como Almeida Garrett, passe qualquer comparação. Como Pessanha e Wenceslau de Moraes, viveu no Oriente, em Macau, onde leccionou na St. Joseph University, parceira da UCP. É Professor Auxiliar na Escola das Artes da UCP desde 2000, além de investigador integrado do CITAR. Licenciado em História, tem Mestrado em História Medieval e Doutoramento em História (2004), tudo na sua "alma mater": a Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Tem mais 17 anos de ensino na área de 50+. Dedica-se a várias áreas do conhecimento histórico e artístico, iconografia, cultura portuguesa e expansão portuguesa no mundo, em diversas instituições, com vastas publicações.