23.10.2015 18:00
Escola das Artes | Auditório Carvalho Guerra | Campus Foz

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

23.10.2015 18:00 Apresentação de dois livros sobre o Padre Américo, da autoria de Henrique Manuel Pereira Link: https:///pt/central-eventos/apresentacao-dois-livros-sobre-padre-americo-autoria-henrique-manuel-pereira

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz | Auditório Carvalho Guerra

No dia 23 de outubro, sexta-feira, pelas 19h00, terá lugar na Universidade Católica Portuguesa-Porto a apresentação conjunta de dois livros: Padre Américo – Frei Junípero no Lume Novo, organizado pelo Prof. Doutor Henrique Manuel Pereira, e Raízes do Tempo – À Volta de Padre Américo, da autoria do mesmo Professor. A apresentação das obras estará a cargo dos Prof. Doutor Francisco Carvalho Guerra e Prof. Doutor Vitor Teixeira.

Ambas as obras são lançadas quando decorre na diocese do Porto o processo de beaticação do Padre Américo, fundador da Obra da Rua e uma das guras mais eminentes da sociedade e da Igreja portuguesa do século XX, que dedicou a sua vida aos mais pobres, especialmente os jovens em risco, acolhidos nas Casas do Gaiato, aos doentes incuráveis.

Padre Américo – Frei Junípero no Lume Novo reúne os escritos, até agora inéditos em livro, do então seminarista Américo Monteiro de Aguiar na revista dos alunos do Seminário Maior de Coimbra, Lume Novo, sendo estes os seus primeiros textos literários; Raízes do Tempo – À Volta de Padre Américo colige textos vários e entrevistas sobre o Padre Américo a personalidades como D. Eurico Dias Nogueira e D. António Marcelino, bem como Carlos Galamba e António Baptista, Padres da Obra da Rua.

Henrique Manuel Pereira, doutorado em Cultura, é professor na Escola das Artes da UCP (Porto). Jornalista, realizador de longas-metragens de documentário e de programas radiofónicos, é autor de uma vasta bibliografia, em especial no âmbito da cultura portuguesa, de que se destacam os seus estudos sobre Guerra Junqueiro.

Estes dois livros têm a chancela das Edições Tenacitas e Alforria.