Aula Aberta · Estratégias integradas de reabilitação do património edificado

15.05.2019 09:30
Escola das Artes

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

15.05.2019 09:30 Aula Aberta · Estratégias integradas de reabilitação do património edificado Link: https:///pt/central-eventos/aula-aberta-estrategias-integradas-reabilitacao-patrimonio-edificado

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto

Aula Aberta
Estratégias integradas de reabilitação do património edificado
O exemplo de Ovar

A implementação de estratégias integradas de reabilitação do património arquitetónico representam um potencial que integra um conjunto diversificado de valências, e um desafio para o conservador de bens culturais.

A partir da experiência do município de Ovar na recuperação do património edificado do núcleo histórico da cidade, pretende-se, em conjunto com os alunos e professores de “Conservação e Restauro de Bens Culturais” da Universidade Católica Portuguesa
(Porto), e dos representantes da Yococu/Portugal, partilhar alguns dos principais obstáculos e desafios sentidos pelos conservadores do ACRA nesta matéria.
Local:  ACRA- Atelier de Conservação e Restauro do Azulejo - OVAR
Inscrições: isabel.ferreira@cm-ovar.pt / TM: 932031164

9h 30m · Tema 1
O trinómio Universidade, Autarquia e Comunidade na recuperação do património integrado. Desafios para o conservador-restaurador.
Oradora: Eduarda Vieira

10.00h · Tema 2
Das teorias à prática: a experiência do gabinete municipal de “Conservação e Restauro do Azulejo” na recuperação do património azulejar integrado.
Orador: Isabel Ferreira
Exemplo de um projeto de reabilitação /Arquiteto Paula Paiva

10.30h · Tema 3
O fenómeno de descaracterização do património edificado: causas, consequências e soluções". YOCOCU Portugal
Orador: a definir

11.00 h · Visita a obras em curso

13.00h · Intervalo almoço

14.30h · Tema 4
A importância e o impacto das medidas sensibilização, criação e de promoção turística desenvolvidas pelos serviços educativos do ACRA.
Orador: Gilberto Godinho

15.00h · Debate