A Católica Editora Porto lança “A Sociedade Orpheon Portuense (1881-2008) - Tradição e Inovação” na Casa da Música

21.12.2014 16:00

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

21.12.2014 16:00 A Católica Editora Porto lança “A Sociedade Orpheon Portuense (1881-2008) - Tradição e Inovação” na Casa da Música Link: https:///pt/central-eventos/catolica-editora-porto-lanca-sociedade-orpheon-portuense-1881-2008-tradicao-e

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto

na Casa da Música

 

A Católica Porto Editora Porto apresenta, este domingo, a obra “A Sociedade Orpheon Portuense (1881-2008) – Tradição e Inovação”. O livro, que será lançado às 16h00, na Casa da Música, resulta do contributo de uma dezena de especialistas e assume-se como um dos mais importantes contributos para a história da música portuguesa dos séculos XIX e XX. É, também, um estudo de fundo dos meios de produção cultural, padrões de consumo, conceções de estética musical e, ainda, de práticas sociais, possibilitando um conhecimento da cidade do Porto, assim como do país neste período.

A edição dá a conhecer a história institucional do Orpheon Portuense, a Invicta na altura da sua fundação e, também, o contributo para a divulgação da música portuguesa. A obra será apresentada por Manuel Afonso Vaz – presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa – e por Rui Vieira Nery e Henrique Gomes de Araújo – consultor científico e coordenador do projeto, respetivamente. O lançamento conta, ainda, com uma intervenção do musicólogo Tiago Manuel da Hora.

 

Orpheon Portuense: Um caso único de longevidade

Para Rui Vieira Nery, “A Sociedade Orpheon portuense (1881-2008) – Tradição e Inovação” mostra como é possível “juntar esforços individuais num projeto coletivo, num amor genuíno e constante à música”.

O coordenador do projeto destaca, ainda, “o percurso de mais de um século de atividade notável do Orpheon e o facto de este se ter convertido num caso único de longevidade entre as entidades culturais portuguesa, públicas ou privadas.”

Fundado em 1881, por Bernardo Moreira de Sá, o Orpheon Portuense desempenhou um importante papel na dinamização musical da cidade do Porto. Além da promoção da atividade musical, destacou-se na organização de concertos, transformando-se rapidamente na mais importante instituição promotora deste tipo de certames na cidade.

Estas são algumas das razões que motivaram a criação da obra, cuja ideia inicial surgiu em 2005, e que se intensificaram após a doação do espólio documental (com mais de 3.000 documentos) à Fundação Casa da Música. A equipa de investigadores visa, assim, dar continuidade à vida artística e ao património imaterial do Orpheon Portuense junto das novas gerações.

A Católica Editora Porto, integrada no projeto geral da Universidade Católica Editora, encontra-se ao serviço de professores e investigadores do Centro Regional do Porto. A estrutura visa contribuir, através de uma proposta editorial criteriosa, para a divulgação do melhor trabalho científico e cultural da comunidade académica. Mais informação aqui.