25.01.2018 18:00
Campus Foz

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

25.01.2018 18:00 Como funciona a cabeça dos alunos??? Neurociência e compreensão de comportamento | AE Prof&Edu 2017 Link: https:///pt/central-eventos/como-funciona-cabeca-dos-alunos-neurociencia-e-compreensao-comportamento-ae-profedu

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz

Sala EC014

Ver aqui todo o programa ►

[repetição]

À medida que o conhecimento sobre o cérebro humano aumenta, muitos professores têm procurado avidamente por elucidação sobre como o cérebro aprende e questionam-se como poderão aplicar essas informações na prática. Na perspetiva das neurociências, a aprendizagem é o processo pelo qual as experiências alteram o sistema nervoso. Essas alterações no cérebro são por nós denominadas memórias, e ao contrário do que muitos pensam, não estão “armazenadas” como uma fotografia. Tudo o que aprendemos ao longo da vida é mantido em constante movimento, e influencia a nossa forma de pensar, planear, compreender e executar os nossos próprios comportamentos. Nesta sessão vamos falar sobre a forma como o cérebro aprende e sobre o papel das emoções, da motivação, da atenção e do reforço nesse processo. Vamos também esclarecer alguns mitos relacionados com as neurociências sobre o processo de aprender. Será que a crença popular de que usamos apenas 5 a 10% do cérebro está correta? Será que o programa genético que herdamos dos nossos pais é mesmo decisivo para que o cérebro se desenvolva plenamente? E principalmente, vamos discutir como as neurociências podem orientar ações pedagógicas!

Com Patrícia Oliveira-Silva.