23.02.2019 09:00

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

23.02.2019 09:00 Comunidade da Católica no Porto participa em plantação de 1250 árvores autóctones Link: https:///pt/central-eventos/comunidade-catolica-no-porto-participa-plantacao-1250-arvores-autoctones

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto

Todos os colaboradores e antigos alunos da Católica no Porto estão convidados para participar numa atividade promovida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores, desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa em parceria com a Área Metropolitana do Porto, que prevê a plantação de 1250 árvores autóctones (predominantemente sobreiros e medronheiros) em 2 hectares de área do FUTURO, na Serra da Freita (Rede Natura 2000).  A iniciativa enquadra-se na celebração dos primeiros 40 anos da Católica no Porto e irá decorrer a 23 de fevereiro, entre as 9h e as 15h30, na aldeia de Paraduça (capela), em Vale de Cambra.

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pelo CRE.Porto (Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto), pela Câmara Municipal de Vale de Cambra, Conselho Diretivo dos Baldios de Paraduça e ICNF, com a colaboração das equipas de Sapadores Florestais. O CRE.Porto é liderado pelo Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.

As árvores (todas nativas) são produzidas pela equipa da Universidade (e muitos voluntários!) no Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO (localizado no Viveiro Municipal do Porto graças a uma parceria de longa data com este município). De referir que a 17 de fevereiro de 2018 a árvore 100.000 do projeto FUTURO foi plantada em Paraduça!

Detalhes da Ação

23 fevereiro 2019
Hora: 09h00
Local: Baldio de Paraduça, Vale de Cambra, Serra da Freita

Horário /alinhamento:

09h00Encontro dos Voluntários junto da Capela de Paraduça (aldeia de Paraduça, Arões, Vale de Cambra) (a 30 minutos a pé do local da plantação). Entrega de merenda a cada participante.
09h30Partida a pé para o local de plantação.
10h00Boas-vindas; enquadramento da ação; orientações para o trabalho; foto do grupo.
13h00Fim dos trabalhos de plantação e regresso à Capela de Paraduça
13h30Chegada à Capela de Paraduça. Petiscos oferecidos pela comunidade da aldeia de Paraduça.
15h30Regresso ao Porto

Coordenadas Google do local de encontro:

40.80471, -8.26654
Link para o mapa Google: https://goo.gl/maps/p141qjvkG8L2
Localização do ponto de encontro na aldeia Paraduça

Meta da ação:

Plantação de 1.250 árvores autóctones (predominantemente sobreiros e medronheiros) em 2 hectares de área do FUTURO, na Serra da Freita (Rede Natura 2000). Colocação de estacas e protetores.

Recomendações especiais para os Voluntários:

• Calçado adequado e vestuário confortável e adaptado às condições climatéricas (poderá esta frio!);
  • Se tiver uma enxada, traga p.f., já que vamos precisar.

Importante: