04.11.2020 17:30
Escola Superior de Biotecnologia

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

04.11.2020 17:30 Conferências em Biotecnologia: Queremos continuar a comer num mundo maravilhoso mas será isso possível? Link: https:///pt/central-eventos/conferencias-biotecnologia-queremos-continuar-comer-num-mundo-maravilhoso-mas-sera

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto

A Escola Superior de Biotecnologia, em colaboração com a Associação dos Antigos Alunos, reúne anualmente um leque de palestrantes líderes nas suas áreas de especialidade que oferecem uma oportunidade especial de enriquecer a cultura científica de alunos, docentes e investigadores de todas as áreas de estudo. Este ano, as conferências serão online.

4 de novembro |  17h30 - 18h15 | Online via Zoom

Queremos continuar a comer num mundo maravilhoso mas será isso possível?

Lilia Ahrne
Professora de Tecnologia de Laticínios do Departamento de Ciência Alimentar da Universidade de Copenhaga, Dinamarca
Mónica Reis
Gestora de projetos da Tetra Pak, Itália

Cultivar, processar e consumir alimentos estão entre as atividades humanas mais básicas. Sabemos que toda a cadeia alimentar na União Europeia, desde a agricultura, floresta e pesca até ao nosso prato, passando pela fábrica, supermercado, cantinas ou restaurantes, emprega mais de 47 milhões de pessoas e tem receitas superiores a 2.25 biliões de euros. No entanto cerca de 8% da população mundial sofre de subnutrição, enquanto 20% tem algum grau de obesidade. Sabemos que estamos a perder a biodiversidade do planeta a um ritmo alarmante e que a alimentação e a agricultura são responsáveis por 70% do consumo de água doce e por mais de 30% das emissões de gases com efeito de estufa. Nesta conversa vamos falar sobre a necessidade urgente de transformar a cadeia alimentar num processo mais compatível com o ambiente e a nossa própria sobrevivência enquanto sociedade.

Mais informação sobre o 10º Ciclo de Conferências em Biotecnologia disponível aqui.