Congresso Internacional Screen Narratives: Order and Chaos

12.09.2019 09:00 — 14.09.2019 19:00
Escola das Artes | Campus Foz

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

12.09.2019 09:00 14.09.2019 19:00 Congresso Internacional Screen Narratives: Order and Chaos Link: https:///pt/central-eventos/congresso-internacional-screen-narratives-order-and-chaos

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz

Narrativas Audiovisuais: Ordem e Caos
12º Congresso Internacional da Screenwriting Research Network (SRN)

Porto, Portugal, Setembro 12-14, 2019

Organização:
Centro de Investigação em Ciência e a Tecnologia das Artes
Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa

“Parece que um tipo singular de caos pode existir por trás da fachada da ordem – e, no entanto, bem dentro do caos, existe um tipo ainda mais peculiar de ordem.”
- Douglas R. Hofstadter

O Screenwriting Research Network (SRN) é uma organização comprometida em promover análises sustentadas e compreensão crítica de argumentos. Realiza uma conferência anual com o objetivo central de partilhar conhecimentos sobre os assuntos narrativos. Escritores e argumentistas têm assim a oportunidade de apresentar seu trabalho e / ou pesquisa e discutir o argumentos nas suas múltiplas dimensões (como um produto, um processo, como ferramenta, etc.).

Em 2019, com o tema Screen Narratives: Order and Chaos, a conferência da SRN será organizada pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), sediado na Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto). O CITAR desenvolve investigação artística, informada por práticas e conceitos inscritos nos impulsos humanos da nossa era pós-digital, pelos desafios e possibilidades das artes digitais e das ‘digital humanities’, em articulação com com a complexidade dos processos e tecnologias das artes analógicas. Os debates contemporâneos das artes e das humanidades digitais e tradicionais estimularam a definição dos nossos objetivos e pesquisas, articulados em quatro focos de investigação: Som e Música, ‘New Media Art’, Cinema e Arte Cinemática, Património e Conservação-Restauro.

Seguindo o trabalho que o CITAR tem vindo a desenvolver, o grupo de pesquisa Cinema e Arte Cinemática co-organiza a conferência da 2019 SRN. Nosso objetivo é oferecer aos participantes uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre esta questão e ampliar a discussão sobre narrativas de roteiro para a interação entre o caos e a ordem.

Screen Narratives: Order and Chaos

O cinema clássico de Hollywood foi criado sob o pressuposto da clareza, e muitas vezes modelou-se em torno da estrutura aristotélica proposta na Poética, ou nas estruturas dos mitos e dos contos de fadas, identificadas, respetivamente, por Joseph Campbell e Vladimir Propp. Tais escolhas permitiam criar uma impressão de ordem através da unidade de perspetiva (que conferia uma perceção de objetividade), causalidade (progressão temporal linear), inter-relação do objetivo do protagonista e do conflito narrativo (ambos transparentes), identidades não-problemáticas (um ator correspondia a uma única personagem), entre outros aspetos. Segundo David Bordwell, estas histórias, dominadas pela ação dramática, costumam ocorrer em diferentes locais e são povoadas por uma multiplicidade de personagens secundárias; o final normalmente implica a transformação do protagonista, juntamente com uma mudança do status quo envolvente.

WEBSITE > AQUI