16.10.2020 17:30
Escola Superior de Biotecnologia

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

16.10.2020 17:30 Dia Mundial da Alimentação – Palestra “Uma agricultura sustentável para a alimentação do futuro” Link: https:///pt/central-eventos/dia-mundial-alimentacao-palestra-uma-agricultura-sustentavel-para-alimentacao-futuro

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto

Em 2020 queremos celebrar o Dia Mundial da Alimentação alertando para a necessidade de uma maior equidade nos recursos alimentares e na sua utilização. As assimetrias mundiais no que concerne à disponibilidade de alimento e das escolhas alimentares desequilibradas e pouco sustentáveis não nos podem deixar indiferentes enquanto sociedade, e enquanto comunidade académica. Cerca de dois mil milhões de homens, mulheres e crianças têm sobrepeso ou são obesos, enquanto que 820 milhões de pessoas não têm alimentos suficientes, sendo que a emergência climática é uma ameaça crescente à segurança alimentar.

Nas palavras da ONU "É inaceitável que a fome esteja a aumentar num momento em que o mundo desperdiça mais de mil milhões de toneladas de alimentos por ano”. Assim, parece-nos crucial e urgente, neste desígnio que é de todos nós, construir e fomentar modelos alimentares que promovam saúde, mas que espelhem também práticas agrícolas e sistemas de produção ecologicamente, socialmente e economicamente sustentáveis, recorrendo para tal à inovação e à biotecnologia como seus aliados.

Palestrante:
Francisco Xavier Miranda de Avillez
Membro da Comissão de Acompanhamento da Reforma da PAC pós 2020

Moderador:
Ana Maria Gomes
Docente e investigadora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa

Abstract:
Um dos principais desafios a enfrentar pela Humanidade nas próximas décadas vai ser o de promover Dietas alimentares saudáveis e acessíveis a todos, baseadas em sistemas de produção agrícola e alimentar sustentáveis.

Trata-se de um desafio que tem que ser encarado segundo duas óticas de análise distintas, mas complementares:

• uma ótica quantitativa: será que o sistema alimentar mundial vai ser capaz de produzir os alimentos necessários para satisfazer, até 2050, as necessidades de mais de cerca de 3 mil milhões de pessoas?
  • uma ótica qualitativa: será que o futuro equilíbrio entre a oferta e a procura de bens alimentares vai ser capaz de assegurar a saúde quer de toda a população mundial quer do nosso Planeta?

O objetivo desta apresentação vai ser o de dar resposta a estas duas questões, dando particular relevo ao papel que deverá caber a uma agricultura sustentável para a alimentação do futuro.

Biografia
Professor Catedrático Emérito do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. Coordenador Científico da AGRO.GES, Sociedade de Estudos e Projetos e membro da Comissão de Acompanhamento da Reforma da PAC pós 2020. É coordenador de numerosos estudos de investigação e consultoria no âmbito da economia e políticas agrícolas. É autor de diversos artigos, capítulos de livros e livros sobre a Agricultura e o Mundo Rural Português nas últimas décadas e, em particular, no contexto da PAC.