Educar para os Direitos Humanos | AE Profissionais

24.04.2019 18:00
Faculdade de Educação e Psicologia | Campus Foz

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

24.04.2019 18:00 Educar para os Direitos Humanos | AE Profissionais Link: http://www.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/educar-para-os-direitos-humanos-ae-profissionais

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz

Sala EC013

Ver aqui todo o programa ►

Há 70 anos a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, consagrando o dever de todas as pessoas e de todos os povos respeitarem a dignidade e o valor da pessoa humana e a igualdade de direitos dos homens e das mulheres. Sete décadas após a sua criação, apesar de todos os progressos alcançados, esta Declaração permanece um referencial ético incontornável face à persistência da violência, da injustiça, da discriminação e do sofrimento humano nas sociedades contemporâneas. Continua a ser urgente, talvez mais do que nunca, sensibilizar e educar para os Direitos Humanos, para que estes se relembrem, se atualizem e se possam concretizar de facto.
Os e as profissionais de intervenção social podem fazer uma grande diferença na denúncia da injustiça e na luta pela real concretização dos Direitos Humanos. São profissionais que, de forma mais ou menos consciente e intencional, educam aqueles que os rodeiam através das suas palavras, escolhas e ações. Nesta sessão vamos refletir sobre o potencial “educador” que reside em cada profissional de intervenção social a favor da defesa e do reforço dos Direitos Humanos. Os tópicos a explorar serão estruturados de acordo com as seguintes questões: Em que contextos podemos educar para os Direitos Humanos? E com que objetivos? Quais as abordagens educativas mais eficazes para promover os Direitos Humanos junto daqueles com quem trabalhamos? Que características e competências deve ter um/a educador/a para os Direitos Humanos? Com quem podemos juntar esforços para reforçarmos uma cultura de Direitos Humanos?

Com Filipe Martins

Inscrições »»