09.01.2019 18:00
Faculdade de Educação e Psicologia | Campus Foz

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

09.01.2019 18:00 Envolvimento e sucesso escolar de alunos em situação de acolhimento | AE Prof&Edu 2018 Link: https:///pt/central-eventos/envolvimento-e-sucesso-escolar-alunos-situacao-acolhimento-desafios-para-escola-e-os

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz

Sala EC105

Sessão cancelada

Ver aqui todo o programa ►

As crianças e jovens que se encontram em acolhimento residencial apresentam com frequência fragilidades significativas no domínio escolar, tais como: dificuldades no domínio comportamental e da aprendizagem, fraco rendimento académico, instabilidade escolar, baixas aspirações educacionais. No entanto, é sabido que a escola pode constituir um fator de resiliência muito importante na vida das crianças e jovens que vivem numa casa de acolhimento, sendo a relação com os agentes educativos particularmente relevante. Nesta sessão abordaremos os desafios que se colocam à escola, e particularmente aos seus profissionais docentes e não docentes, no trabalho a desenvolver junto destes alunos que tantas vulnerabilidades apresentam.

Partiremos da compreensão das caraterísticas que frequentemente as crianças e jovens em acolhimento apresentam, bem como das suas necessidades, com vista à identificação de estratégias de promoção do envolvimento e do sucesso escolar destas crianças e jovens.

Luisa Mota Ribeiro