Mindfulness para professores: Ensinar de fora para dentro | AE Prof&Edu

30.01.2019 18:00
Faculdade de Educação e Psicologia | Campus Foz

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

30.01.2019 18:00 Mindfulness para professores: Ensinar de fora para dentro | AE Prof&Edu Link: https:///pt/central-eventos/mindfulness-para-professores-ensinar-fora-para-dentro-ae-profedu-2018

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz

Sala EC105

Ver aqui todo o programa ►

Muitos dos desafios vividos nas escolas hoje em dia (violência, bullying, problemas de comportamento, burnout dos professores) são também reflexo da dificuldade e falta de recursos para lidar com a nossa experiência interna e para regular as nossas emoções. Cultivar de forma intencional o bem-estar dos adultos na escola é uma forma eficiente de prevenir o aparecimentos de distúrbios mentais (ansiedade e depressão entre outros), de promover competências de vida, criar ambientes favoráveis à aprendizagem e, em muitos casos, recuperar o gosto pelo ensino. Estudos na área do mindfulness para professores reportam melhoria ao nível do stress, regulação emocional, redução de burnout e eficácia no ensino (gestão da sala de aula e relação com os alunos). As intervenções baseadas em Mindfulness são uma forma eficaz de dar resposta aos desafios dos Professores e contribuir para a sua saúde mental e bem-estar. Nesta sessão vamos experimentar práticas de mindfulness, perceber o seu papel em contexto escolar e no auto-cuidado do Professor(a).

Filipa Soares