13.02.2020 17:30
Escola de Enfermagem (Porto) | Sala EC105 | Edifício Central / Central Building

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

13.02.2020 17:30 Quintas com Saúde | Implementação de uma Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Link: https:///pt/central-eventos/quintas-com-saude-implementacao-uma-equipa-comunitaria-suporte-cuidados-paliativos

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Sala EC105

Inscrição gratuita mas obrigatória.

Implementação de uma Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos
Manuel Barbosa

O envelhecimento crescente da população portuguesa acompanha-se de maior prevalência de doença crónica, progressiva e incapacitante. Esse aumento da morbilidade implica maior necessidade de assistência, nomeadamente de Cuidados Paliativos (CP). Nesse sentido, surge em Portugal a Lei de Bases dos Cuidados Paliativos que tem por objetivo garantir o acesso a CP por todos os doentes e famílias que deles necessitem, de forma adequada às suas necessidades multidimensionais. Estes são prestados atempadamente por uma Rede Nacional de Cuidados Paliativos com equipas e unidades específicas, em articulação e continuidade com todos os outros recursos não específicos.

As Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP) são equipas multidisciplinares e integram-se, a nível local, nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS). Prestam formação, apoio e aconselhamento diferenciado em CP a todas as Unidades Funcionais do ACeS. Asseguram ainda a prestação de CP domiciliários a doentes com necessidades paliativas complexas e prestam apoio às suas famílias e/ou cuidadores.

Os CP prestados pelas ECSCP incluem cuidados médicos e de enfermagem, intervenção psicológica, intervenção e apoio social, apoio e intervenção no luto e intervenção espiritual.

Desta forma, sobressai que uma ECSCP será uma mais-valia para qualquer ACeS, pois prestando serviços em continuidade e proximidade, tanto na comunidade como no domicílio, contribui para garantir a oferta de CP a todos e sempre que necessário.

Apresenta-se o processo de conceção, desenvolvimento, implementação e início de atividade de uma ECSCP na região do Grande Porto.

Veja aqui todas as sessões deste Ciclo de Conferências »