21.06.2018 16:30
Escola de Enfermagem (Porto) | Campus Foz

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

21.06.2018 16:30 Quintas com Saúde | Pessoas idosas vulneráveis. Impedir que caiam ou prevenir a queda? O dilema dos profissionais das áreas social e da saúde. Link: https:///pt/central-eventos/quintas-com-saude-pessoas-idosas-vulneraveis-impedir-que-caiam-ou-prevenir-queda

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz
Sala EC135

Com

Coordenação: Prof. Doutor João Costa Amado.

O envelhecimento demográfico trouxe para a discussão um assunto considerado hoje como um problema grave de saúde pública – a queda acidental da pessoa idosa. No entanto, a estratégia adotada para responder a esse problema exponencial foi fazer recair sobre os profissionais a responsabilidade pela queda da pessoa que está ao seu encargo, em vez de os capacitar para responder a um fenómeno considerado pela Organização Mundial da Saúde como um Síndrome geriátrico. Surge assim o dilema: deve-se evitar que a pessoa caia ou preparar a pessoa para não cair? Deve-se criar um ambiente estéril de riscos ou capacitar a pessoa para a interação com meio ambiente? Deve-se decidir em benefício da pessoa idosa ou privilegiar a sua autonomia no processo de decisão? A evidência científica é clara ao afirmar que é possível prevenir a queda mas para que possa ser efetiva é necessário que todos estes caminhos sejam discutidos, direcionando a prática de cuidados dos profissionais.

Conferência gratuita.