16.12.2019 10:00 — 17.12.2019 11:00
Faculdade de Direito | Edifício das Artes / Arts Building

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

16.12.2019 10:00 17.12.2019 11:00 Seminário: A conformação do Direito Internacional no período das Descobertas e dos Impérios Espanhol e Português Link: https:///pt/central-eventos/seminario-conformacao-direito-internacional-no-periodo-das-descobertas-e-dos

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto

Sala EA-108

La Conformación del Derecho Internacional en la época de los descubrimientos y de los Imperios Español y Portugués

Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, a Universidade Rei Juan Carlos e a Universidade Carlos III de Madrid, vão realizar nos dias 16 e 17 de dezembro o Seminário Internacional “A conformação do Direito Internacional no período das Descobertas e dos Impérios Espanhol e Português". Informações e inscrições/ informes e inscripción: mitavares@porto.ucp.pt.

Agenda | Horario

Dirección: José Azeredo Lopes e Carlos Fernández Liesa
Coordinación: Diana Verdiales López e Maria Isabel Tavares

Segunda-Feira, 16 de Dezembro de 2019

10:00-11:00
Sessão de Abertura:

Sofia Oliveira Pais, Professora Associada da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e Diretora do Centro de Estudos e Investigação em Direito da Católica

Carlos R. Fernández Liesa. Catedrático de Direito Internacional Público. Universidade Carlos III de Madrid

José Azeredo Lopes. Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.

Cástor Miguel Díaz Barrado. Director do Centro de Estudios de Iberoamérica. Universidade Rey Juan Carlos de Madrid.

11:00-13:00
PRIMEIRO PAINEL: CONTRIBUTOS DE INTERNACIONALISTAS ESPANHÓIS E PORTUGUESES PARA O DIREITO INTERNACIONAL NO SÉCULO XVI.

Moderação: Cástor Miguel Díaz Barrado

Yolanda Gamarra Chopo. Catedrática de Direito Internacional Público. Universidade de Zaragoza (España)

Fernando Loureiro Bastos, Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Coordenador do Grupo de Investigação de Direito Internacional e Europeu do CIDP - Centro de Investigação de Direito Público (FDUL)

13:00-13:30

13:30-16:00
Almoço

16:00-19:00
SEGUNDO PAINEL: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA ATUAL RELAÇÃO ENTRE ESPANHA E PORTUGAL À LUZ DO PERÍODO DAS DESCOBERTAS

Moderação: Carlos Fernández Liesa

Maria da Assunção Vale Pereira, Professora Auxiliar da Universidade do Minho.

Monserrat Huguet Santos. Professora Titular da área de História Contemporânea (Acreditação de Cátedra). Diretora do Instituto de Estudios Internacionales y Europeos “Francisco Vitoria”. Universidade Carlos III de Madrid.

Miguel Estanqueiro Rocha, Professor Auxiliar da Universidade dos Açores.

Sagrario Morán Blanco. Professora Titular de Relações Internacionais (Acreditação de Cátedra). Secretária do Centro de Estudios de Iberoamérica. Universidad Rey Juan Carlos de Madrid.

19:00-19:30

Terça-Feira, 17 de Dezembro de 2019

10:00-12:00
TERCEIRO PAINEL: O DIREITO INTERNACIONAL NO PERÍODO DOS IMPÉRIOS PORTUGUÊS E ESPANHOL