Seminário SLab "Aplicações de métodos quantitativos à análise da procura"

20.02.2020 18:00
Católica Porto Business School | Edifício Américo Amorim / Américo Amorim Building

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

20.02.2020 18:00 Seminário SLab "Aplicações de métodos quantitativos à análise da procura" Link: https:///pt/central-eventos/seminario-slab-aplicacoes-metodos-quantitativos-analise-procura

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto

Os métodos quantitativos permitem produzir informação crítica para a tomada de decisão numa empresa, nos seus vários níveis de gestão. Este seminário ilustrará três potencialidades deste tipo de métodos aplicados à análise da procura, utilizando informação tipicamente disponível na empresa:

1. Definição de produto(s) futuros da empresa, estimando quanto os consumidores estarão dispostos a pagar por um produto com outras características
  2. Definição da estratégia de preço da empresa, estimando qual o impacto esperado na procura de promoções de preço ou qual a rentabilidade de uma política de discriminação de preços entre regiões/clientes/lojas.
  3. Definição da estratégia de compras/inventário da empresa, prevendo as vendas para o próximo mês/ano.

18.00 – 18.15 – Apresentação do SLab
Rui Soucasaux Sousa, Diretor do SLab

18.15 – 19.10 – Aplicações de métodos de métodos quantitativos à análise da procura
Ricardo Ribeiro

19.10 – 19.30 – Debate e Encerramento

Ricardo Ribeiro é Professor Auxiliar na Católica Porto Business School e coordenador da linha de investigação do SLab sobre Previsão da Procura e Otimização. É doutorado em Economia pela London School of Economics, Reino Unido, onde também completou o seu mestrado, e é licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa. Os seus interesses de investigação incluem Economia Industrial e Marketing Quantitativo, onde a componente de análise de procura é central, e tem publicações na European Economic Review, no International Journal of Industrial Organization, na Economics Letters e na Business Horizons. A sua investigação recente inclui a modelização e quantificação do impacto (no preço a pagar pelos consumidores) de participações minoritárias comuns e/ou cruzadas em/entre empresas concorrentes.