2020/2021: Unidades Académicas da Católica no Porto avançam com ensino combinado

No ano letivo 2020/2021, nas Unidades Académicas da Universidade Católica Portuguesa no Porto - Católica Porto Business School, Escola das Artes, Escola do Porto da Faculdade de Direito, Escola Superior de Biotecnologia, Faculdade de Educação e Psicologia, Faculdade de Teologia, Instituto de Ciências da Saúde / Escola de Enfermagem - as aulas vão decorrer em regime combinado (blended): presencial e online.

Numa mensagem enviada aos estudantes, Isabel Braga da Cruz, presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, agradece a confiança e destaca que “graças à colaboração e empenho de todos, podemos olhar para mais um ano letivo que, apesar dos imprevistos e incertezas, termina de forma normal e tranquila.”

Em março, as atividades da Católica no Porto passaram rapidamente do presencial para o digital. “Todos os dias procurando acrescentar valor à forma como ensinamos e como nos relacionamos,” salienta Isabel Braga da Cruz na mensagem. No início do mês de junho a Católica no Porto reiniciou progressivamente as atividades presenciais, seguindo as diretrizes das autoridades de saúde nacionais e internacionais. O reinício das atividades presenciais foi feito com segurança, conforme então se transmitiu a toda a comunidade (aqui). Em julho, vários estudantes estiveram no campus para participar em aulas laboratoriais, mas também para fazer exames. Tudo decorreu com tranquilidade.

Para 2020/2021, Isabel Braga da Cruz refere que “gradualmente, e de acordo com o que seja seguro, queremos que o campus se volte a encher de vida e animação!” Com o apoio de uma entidade externa, a Católica no Porto implementou um conjunto de medidas que procuram ajudar a garantir a segurança e a saúde de todos:

• obrigatoriedade do uso de máscara dentro do campus;
  • preparação dos espaços - salas de aulas, corredores, anfiteatros, entre outros – em consonância com o distanciamento recomendado;
  • colocação de gel desinfetante nas entradas dos edifícios e junto aos equipamentos de utilização partilhada – máquinas de vending, multibanco, impressoras, entre outros;
  • reforço dos planos de limpeza;
  • colocação de sinalética que apoia no cumprimento das medidas implementadas.

A presidente do Centro Regional do Porto refere ainda que “para evitar aglomerações no campus, os horários de aulas serão desfasados e vai ser maximizada a utilização dos espaços,” acrescentando “para nós é muito importante assegurar a qualidade do ensino e a proximidade entre estudantes, docentes e restante comunidade, que são apanágio da Católica.”

Isabel Braga da Cruz termina a sua mensagem desejando boas férias e deixa um convite: “setembro será momento de reencontro, de começar um novo ano letivo,” neste sentido “trabalharemos em conjunto para manter a vida no campus face à nova realidade que o Covid-19 impulsionou.

Julho 2020

31-07-2020