Ação do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME) em tempos de COVID-19

Face ao atual contexto que se vive nas escolas e instituições de Educação e Formação em Portugal, o Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME) da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), lançou um conjunto de iniciativas nas redes sociais – facebook e instagram - que visam alargar o debate e ajudar escolas e profissionais a ultrapassar os desafios.

“Hoje, mais do que nunca, é tempo de ligarmos as nossas inteligências em ação, um mote que há vários anos a FEP-Educação adotou, criando uma comunidade de alunos e ex-alunos que não desistem de se superar e de procurar caminhos alternativos quando aqueles que estamos habituados a percorrer não nos levam aonde queremos” refere Ilídia Cabral, coordenadora do SAME. “Hoje, mais do que nunca, faz sentido alargarmos esta comunidade a todos os profissionais da Educação que queiram procurar juntos esses caminhos e cujas inteligências não podemos desperdiçar,” salienta.

O Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME) é uma estrutura da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, que há 10 anos presta consultoria científica e pedagógica às escolas e agrupamentos, nos campos organizacional, pedagógico, avaliativo e formativo, visando criar condições para a melhoria dos processos e resultados educativos. Neste sentido e face ao contexto, Ilídia Cabral, alerta: “é um imperativo ético do SAME e da própria UCP alargar o nosso âmbito de ação às escolas e profissionais da Educação em geral, contribuindo para uma reflexão e debate esclarecidos sobre esta temática, que possam ajudar as escolas e instituições de Educação e Formação a ultrapassar esta difícil situação".

A missão do SAME é a de capacitar as escolas e os agrupamentos para a realização de práticas educativas mais coerentes e sustentadas e para a conceção, realização e avaliação de práticas de inovação e melhoria na esfera organizacional e pedagógica. Ao mesmo tempo, visa produzir conhecimento resultante da articulação entre teoria/prática/realidade. O SAME trabalha com escolas, agrupamentos, autarquias e outras instituições de Educação e Formação com as quais estabelece protocolos de prestação de serviços diferenciados, de acordo com as necessidades evidenciadas.

A página do Facebook Católica Porto Educação passou a ser dedicada, enquanto tal se justifique, à publicação e discussão de tópicos relativos à atual situação da Educação no país e no mundo. O objetivo é o de contribuir para a reflexão conjunta e partilha de boas práticas, criando as bases para uma Comunidade Profissional de Aprendizagem num tempo em que, mais do que nunca, sabemos que ninguém se salva sozinho. Todos os que queiram ver esclarecidas dúvidas concretas poderão integrar a página e colocar as suas dúvidas, por mensagem privada, e a equipa de docentes da FEP-Educação terá todo o gosto em responder, na medida do possível, às questões que possam surgir, numa lógica de serviço público que se pretende assumir para com o país.

Paralelamente, foi criada uma página do Instagram, também com a designação Católica Porto Educação, através da qual irão ser partilhados semanalmente pequenos vídeos gravados pelos docentes da FEP e por diretores de escolas, professores e educadores. Nesta página haverá também entrevistas semanais em direto com profissionais e personalidades várias, ligados à área da Educação.

Abril 2020

16-04-2020