Católica contribui para o debate sobre Transparência e Accountability nas Organizações da Economia Social Portuguesas

No âmbito do projeto ‘Transparência nas Organizações de Economia Social Portuguesas’, promovido pela ATES - Área Transversal de Economia Social da UCP - Porto e apoiado pelo BPI/ Fundação ”la Caixa”, constituiu-se um Grupo de Trabalho, designado Comité de Transparência.

Este Comité lançou-se recentemente num primeiro roteiro de três sessões para refletir e debater criticamente a transparência e a accountability nas organizações da economia social (OES), em prol de uma maior compreensão das práticas, potencialidades, fragilidades e necessidades deste setor de atividade em Portugal.

Constituído por dez representantes de diferentes famílias organizacionais do setor da economia social, localizadas em diversas geografias do país, o Grupo de Trabalho centrou-se, nesta sessão inicial, na (des)construção dos conceitos de accountability e de prestação de contas, sob o mote ‘da diversidade concetual à ambiguidade operacional’. São estes conceitos sinónimos ou diferentes, mas complementares? Em que medida estes conceitos têm, ou não, fronteiras em termos de interpretação e de operacionalização?

As perspetivas, as experiências e as aprendizagens partilhadas contribuem, assim, para o debate teórico-empírico acerca da eficácia das OES portuguesas a que se propõe este projeto, que, entre os seus objetivos, contempla o desenvolvimento de um Mecanismo de Transparência e de Prestação de Contas online e de fácil utilização, adaptado às necessidades do setor.

Mais informações sobre o projeto encontram-se disponíveis em: medium.com/@atesucp.transparencia | porto.ucp.pt/pt/transparenciaOES

Agosto 2020