Católica no Porto: Alunos do ensino básico e secundário passam férias na Universidade

Entre os dias 1 e 12 de julho, várias unidades académicas da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, receberam alunos do ensino básico e secundário no âmbito da iniciativa Católica Porto Teen Academy. Durante este período, exploraram os diferentes espaços da Católica no Porto e visitaram profissionais em contexto de trabalho, beneficiando de uma experiência única em ambiente académico. Um dos grandes objetivos é o de ajudar os participantes a tomar decisões informadas e conscientes quanto tiverem de escolher a área profissional.

O programa À Descoberta do Direito deu a conhecer o fantástico mundo do Direito através da aproximação a um ambiente real com profissionais da área. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a um julgamento, de visitar um tribunal, a Policia Judiciária e um Estabelecimento Prisional e, ainda, de contactar com advogados nos seus escritórios e com juristas numa visita à Câmara Municipal do Porto. Uma semana com múltiplas atividades que permitiu aos participantes desenvolver maior consciência das saídas e contextos profissionais do curso de Direito na Católica no Porto.

Os três dias de “DivertidaMente” deram a conhecer diferentes áreas de intervenção em Psicologia: a Clínica, através da simulação de casos práticos na Clínica Universitária de Psicologia; a Educação, com a experiência de dinâmicas de grupo; a Investigação, com a visita ao Human Neurobehavioral Lab; a Psicologia do Trabalho e das Organizações, com a exploração do dia-a-dia deste profissional e a Psicologia da Justiça, com a resolução de casos práticos.

No Atelier de Curtas os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o quotidiano e a atmosfera da Escola das Artes com a participação em visitas orientadas aos seus estúdios, laboratórios e oficinas. Durante uma semana realizaram atividades de experimentação artística e tecnológica com o ensaio de técnicas de produção de cinema, animação e gravação de som que resultou na construção de uma curta-metragem apresentada na Sessão de Encerramento.

O programa Young Enterprise teve como objetivo fulcral proporcionar uma visão global dos desafios que economistas e gestores enfrentam diariamente na sua atividade profissional. Os 50 participantes, divididos em turmas de ensino básico e secundário, desenvolveram uma ideia de negócio nos setores de restauração e hotelaria, respetivamente, com base nas diferentes áreas com que tiveram contacto ao longo da semana: marketing, recrutamento e seleção, finanças, gestão de operações, macroeconomia e gestão estratégica. Estes participantes, que vieram de várias zonas do país, tiveram também a oportunidade de visitar e conhecer os processos produtivos da Riopele, uma das mais antigas empresas têxteis portuguesas.

Este ano a Católica Porto Teen Academy despede-se, mas no próximo ano volta com mais iniciativas e novidades.

Julho 2019

25-07-2019