Católica no Porto colabora na preparação e no Encontro de Assis “A Economia de Francisco”

Américo M. S. Carvalho Mendes, coordenador da Área Transversal de Economia Social (ATES) da Universidade Católica Portuguesa (Porto) e professor de Economia da Católica Porto Business School foi convidado por Luigino Bruni, em representação do Papa Francisco, para integrar o grupo de economistas de vários países que se vai reunir em Florença, no dia 24 de Setembro, para dar a sua colaboração na organização do grande evento que o Papa Francisco convocou para Assis, nos dias 24 a 28 de Março de 2020, intitulado “A Economia de Francisco”.

Esta colaboração está a ser articulada com o Sr. Pe. José Manuel Pereira de Almeida, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa e secretário da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana. Este evento de Assis deverá contar com a participação de cerca de 500 jovens economistas e jovens empreendedores empenhados em causas sociais selecionados de entre os que tiverem apresentado a sua candidatura, até 30 de Setembro, no site criado para este efeito.

Na convocatória deste evento que o Papa Francisco redigiu no passado dia 1.º de Maio ele dirige o seu apelo preferencialmente aos jovens que investigam e ensinam na área da Economia e que levam a cabo projectos empreendedores de cariz social para que, com essa investigação, ensino e acção, contribuam para “dar uma alma à economia do amanhã” fazendo com que seja uma economia que inclua, em vez de gerar exclusão social, uma economia que promova a dignidade da pessoa humana, em vez de desumanizar e uma economia que cuida do ambiente em vez de o delapidar. Como tem sido precisamente esta a orientação que a atividade da Católica no Porto tem vindo a seguir na área da Economia Social, foi com grande alegria que esta universidade recebeu, primeiro, o anúncio do Papa para o evento de Assis e, agora, este convite para colaborar na sua preparação.

Julho 2019