Católica no Porto inicia comemorações dos primeiros 40 anos com Homenagem a Francisco Carvalho Guerra

As comemorações dos primeiros 40 anos do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa arrancaram a 29 de novembro com uma homenagem ao seu primeiro presidente: Francisco Carvalho Guerra, um homem da Ciência, das Artes e da Cultura.

Mais de 400 pessoas estiveram presentes num evento de grande emoção que começou no exterior do auditório Ilídio Pinho, com a plantação de um carvalho. Em conjunto com representantes das associações de estudantes da Católica no Porto, Francisco Carvalho Guerra plantou um carvalho, uma das árvores portuguesas mais emblemáticas, “símbolo de força, moral e física e de robustez perene”, refere Isabel Braga da Cruz, atual presidente da Católica no Porto. “O seu crescimento natural vai-nos recordar a evolução desta instituição e evoca-nos de forma duradoura o reconhecimento que é devido a quem por ela sofreu e a fez grande,” conclui.

A cerimónia continuou no interior do auditório Ilídio Pinho, onde a atual presidente do Centro Regional do Porto deu as boas-vindas e reforçou a importância do passado da Universidade na cidade do Porto, que se reflete hoje na força e solidez que a assiste. No final do seu discurso, Isabel Braga da Cruz, deixou uma questão: “Como é que uma pequena ideia preenche uma vida inteira?” Seguiu-se um momento de homenagem protagonizado pela Tuna da Católica, da que o Professor Carvalho Guerra é Tuno honorário.

Foram vários os testemunhos que ecoaram no auditório sobre a pessoa, o profissional e o papel de Carvalho Guerra no crescimento da Católica no Porto. Miguel Cadilhe, membro da primeira comissão administrativa do Centro Regional do Porto, elogiou a “força indomável e a mocidade”, salientando Carvalho Guerra como um “cidadão de alma grande”. “Um presidente de afetos” foi a expressão utilizada por Alberto de Castro, primeiro diretor da Faculdade de Economia e Gestão, para quem Francisco Carvalho Guerra é “um verdadeiro empreendedor como hoje se diz, fomentando desde sempre a colaboração Universidade – Empresa”. Sérgio Loureiro, alumni e antigo dirigente da Associação de Estudantes, relembrou o Professor como “Xico Guerra, o académico, o homem e o mito”. Referindo-se ao Professor como “alguém que procura constantemente a verdade”. A Agostinho Guedes, que foi também diretor da Faculdade de Direito – Escola do Porto, coube a responsabilidade de terminar a sessão de testemunhos, salientando que “os alunos são a principal razão de ser da universidade”. A Francisco Carvalho Guerra referiu-se como alguém que sempre teve “coragem para fazer o que tinha de ser feito” e que dizia constantemente “fazer uma universidade é fácil, difícil é que viva um século”. No final do seu discurso reiterou que “todos os alunos e alumni estão em divida para com o Professor Carvalho Guerra”.

Seguiu-se um momento musical e narrativa visual especialmente preparados para a sessão. Interpretando o tema “Proverb” de Steve Reich sob a frase “How small a thought it takes to fill a whole life”, o EA Ensemble brindou a assistência com uma performance musical com 10 músicos a que esteve associado um trabalho visual fortemente impactante tendo por base a figura do Professor Carvalho Guerra. Esta foi a homenagem que a Escola das Artes, outra das Faculdades fortemente impulsionadas pelo Professor, lhe quis prestar.

Homem de Pensamento, Visão e Ação
Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, referiu-se ao Professor Carvalho Guerra como “O cientista que olha o Mundo como laboratório!” No seu discurso, Isabel Capeloa Gil definiu-o como um “homem de causas claramente assumidas” que permitiu a capacitação de Portugal e a afirmação do Porto como grande polo de conhecimento.

Francisco Carvalho Guerra deixou um agradecimento sentido a todos os que o ajudaram a construir o que existe hoje, referindo que “a história deve colher o que de bom tiver sido realizado e disso tirar partido para a história futura!”. No final do seu discurso, Francisco Carvalho Guerra deixou uma mensagem “O sol está para as flores assim como o sorriso está para a humanidade.”

Ao longo de 2018/19 decorrerão outras iniciativas comemorativas dos primeiros 40 anos da Universidade Católica Portuguesa no Porto, instituição que se distingue pela aposta na inovação, na investigação e na ligação à indústria. Refira-se, ainda, que, nas últimas quatro décadas, a Católica no Porto foi responsável pela formação de cerca de 19 mil licenciados, mestres e doutores em diferentes áreas do conhecimento: Artes, Bioética, Biotecnologia, Direito, Economia, Educação, Enfermagem, Gestão, Psicologia, Teologia, entre outras.

Novembro 2018

06-12-2018