Católica participa na Internationalisation Week da Universidade de S. José

Magda Ferro, responsável pelo International Office da Católica, no Porto, esteve na Universidade de São José (USJ), em Macau, para ser oradora na primeira semana de internacionalização desta Universidade. Além da palestra sobre gestão de internacionalização que foi aberta ao público em geral, e que contou com a presença bastante ativa do Reitor e dos Vice-Reitores da USJ, Magda Ferro foi também responsável pela dinamização de vários workshops e pela formação para os diretores dos serviços da Universidade de S. José nas áreas de internacionalização e gestão.

Para Magda Ferro “a importância da palestra prende-se com a necessidade que as Instituições de Ensino Superior têm de definir políticas de internacionalização que permitam atingir os seus objetivos estratégicos garantindo, simultaneamente, a sustentabilidade económica das mesmas.” Neste sentido, através desta palestra foi possível sensibilizar para a necessidade de tomadas de decisão no que respeita à internacionalização que tenham, por base, processos sistematizados de gestão. No que diz respeito aos workshops e formação, Magda Ferro considera que “são consistentes com a estratégia de internacionalização da USJ e com a necessidade de formar e desenvolver os atores internos da Universidade por forma a que possam ser agentes de internacionalização relevantes.”

Para o Centro Regional do Porto da Universidade Católica, o convite para partilhar conhecimento na área da internacionalização é um sinal de que o caminho que tem vindo a ser seguido no que respeita à internacionalização é consistente e inovador. Magda Ferro dá como exemplo: “a Internacionalização em Casa é uma iniciativa onde estão a ser desenvolvidas inúmeras atividades, nomeadamente no que respeita ao desenvolvimento de staff não docente, em parceria com a Direção de Recursos Humanos – Sistema de Desenvolvimento de Pessoas da Católica, no Porto.”

Novembro 2019