Católica Porto avalia três projetos socialmente inovadores

Católica Porto avalia três projetos socialmente inovadores financiados pelo Programa Cidadania Ativa da Fundação Calouste Gulbenkian

A Católica Porto, através da ATES – Área Transversal de Economia Social, é a entidade avaliadora externa de três projetos socialmente inovadores que estão a ser implementados, com financiamento do Programa Cidadania Ativa, da Fundação Calouste Gulbenkian, a saber:

• o Projeto ECOAR – Empregabilidade, Competências e Arte, promovido pela Associação PELE;
  • o Projeto Social Angels promovido pela Associação Sol do Ave e pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso;
  • o Projeto “Maior Empregabilidade” promovido pelo Instituto Padre António Vieira e pela Fórum Estudante.

O Projeto ECOAR vem na sequência de projetos anteriores da PELE recorrendo ao teatro e a outras formas de expressão artística como instrumentos para a promoção social de reclusos. Neste projeto o trabalho vai decorrer com reclusos de 4 estabelecimentos prisionais do distrito do Porto, com a utilização de uma metodologia de avaliação e certificação de soft skills vocacionadas para a empregabilidade através da participação dos reclusos em projetos artísticos.

O Projeto Social Angels tem por objetivo promover o empreendedorismo e a empregabilidade em alunos do ensino profissional do concelho da Póvoa de Lanhoso seguindo uma metodologia que apela a uma forte participação da comunidade local. Neste trabalho com os jovens e com a sua comunidade é dada uma grande atenção à educação para a cidadania, devendo esta responsabilidade social estar bem presente nos projetos de empresas a desenvolver em resultado desta iniciativa.

O Projeto “Maior Empregabilidade” também visa a promoção do empreendedorismo e da empregabilidade de juventude estudantil, preferencialmente jovens oriundos de contextos socialmente vulneráveis. Também aqui o foco é em alunos do ensino profissional, mas alargado, também, a alunos do ensino politécnico, com a participação dos Institutos Politécnicos de Bragança, Porto, Coimbra, Leiria, Guarda, Portalegre e Setúbal.

Em algum do trabalho de avaliação externa destes projetos a equipa da ATES aplicará uma metodologia de avaliação da implementação de projetos que é um produto próprio da ATES, já aprofundado em artigos científicos e em cinco teses de mestrado em Economia e em Economia Social submetidas à Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto.

28-04-2015