Católica Porto Business School analisa o legado de Alfredo da Silva

Conferência “A História Empresarial e os seus Protagonistas” marcou o arranque das comemorações dos 150 anos do nascimento do empresário.

Alfredo da Silva foi um grande empreendedor e empresário, tanto à escala nacional como europeia. A sua visão, espírito empreendedor e a sua capacidade para concretizar estratégias inovadoras em Portugal resultaram na construção de um grande grupo empresarial – o Grupo CUF –, que lhe sobreviveu e continuou a transformar-se. No âmbito das comemorações dos 150 anos do seu nascimento, a Católica Porto Business School organizou, a primeira conferência de um ciclo – promovido pela Fundação Amélia de Mello – que analisou e debateu a recente história empresarial em Portugal.

A sessão – transmitida online e em direto – teve como tema central “A História Empresarial e os seus Protagonistas”, e respondeu a questões como “Quem está por detrás da iniciativa empresarial?” ou “Qual a contribuição das jovens empresas para a inovação, o emprego e o produto?”. A conferência contou com a presença de figuras de renome do setor empresarial nacional, como Vasco de Mello, presidente da Fundação Maria Amélia de Mello, Jorge de Mello, CEO da empresa do setor do azeite Sovena, Isabel Gonçalves Furtado, CEO da TMG Automotive, e António Rios Amorim, presidente do Conselho de Administração da Corticeira Amorim. Geoffrey Jones, professor da Harvard Business School e um nome incontornável da investigação, com inúmeras publicações no domínio da história empresarial, foi o keynote speaker do evento. Por sua vez, Alberto Castro, docente da Católica Porto Business School, apresentou um estudo da sobre empreendedorismo e os seus atores, tendo como base cerca de 200 casos de jovens empresas observadas por alunos da Católica Porto Business School.

A abertura da conferência ficou a cargo de Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, Vasco de Mello e de Pedro Siza Vieira, ministro da Economia. O evento, que teve como palco o Auditório Carvalho Guerra, da Católica Porto, decorreu no dia 28 de setembro, às 15h00.

Setembro 2020

30-09-2020