Católica Porto promove a sementeira de 10 mil árvores no Viveiro Municipal do Porto

Com o objetivo de assinalar o Dia da Floresta Autóctone – que se celebrou na Península Ibérica a 23 de novembro – a Católica Porto promove a sementeira de 10 mil árvores e arbustos autóctones no Viveiro Municipal do Porto.

Marta Pinto (docente da Católica Porto e coordenadora da rede CRE.Porto e do projeto) e Filipe Araújo (vereador da Inovação e Ambiente do Porto) estiveram presentes na sessão de abertura desta atividade, que decorreu no dia 21 de novembro, pelas 11h00, no local da plantação.

Esta iniciativa surge no âmbito do projeto “FUTURO – 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto”, liderado pelo CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, da Lipor e da CCDR-N e com a participação de mais de 40 organizações e milhares de cidadãos, sendo o projeto cofinanciado pelo ON.2.

Durante os próximos 18 meses, serão semeados carvalhos, castanheiros, bétulas, cerejeiras, azevinhos, medronheiros, azereiros, sobreiros, entre outras espécies nativas da flora da região, que serão, posteriormente, plantados em toda a Área Metropolitana do Porto, no âmbito da iniciativa que visa criar florestas urbanas nativas na região. A ação pretende, assim, enriquecer a biodiversidade, melhorar a qualidade do ar, proteger os solos e contribuir para uma melhor qualidade de vida dos habitantes desta área.

Refira-se que, no âmbito do projeto, foram já plantadas cerca de 34 mil árvores nativas, sendo que o território de intervenção se estende pelos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto. A iniciativa arrancou em outubro 2011 e estende-se até 2016.

Mais informações

pt
26-11-2014