CEGEA coordena estudo para o novo plano estratégico do Porto de Sines

O estudo encomendado pela Administração do Porto de Sines que tem estado a ser elaborado pelo Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada(CEGEA), da Católica Porto Business School, ao longo dos últimos meses acaba de ser apresentado. Coordenado por Álvaro Nascimento e por uma equipa composta por Luís Marques e Fernando Santos, docentes da Católica Porto Business School, e em colaboração com uma equipa do próprio Porto de Sines, o documento “consiste numa reflexão sobre o posicionamento e o desempenho do Porto de Sines, culminando com a apresentação de um conjunto de opções quanto ao desenvolvimento futuro, e a sua conversão num conjunto de orientações estratégicas. O documento encerra com um capítulo que faz a transição da estratégia para a ação, identificando 8 programas operacionais. O trabalho identifica ainda 3 eixos estratégicos fundamentais:

• 1 conetividade e centralidade;
  • 2 coordenação e eficiência;
  • 3 sustentabilidade.

Recorde-se que o Porto de Sines tem despertado grande interesse de potenciais investidores norte-americanos e chineses no que respeita à construção e concessão de terminais de GPL – Gás Propano Liquefeito e de hidrogénio verde para os navios. Estes projetos na área das energias, do novo terminal de contentores, e também do desenvolvimento da vasta área/plataforma logística do Porto de Sines deverão estar incluídos no novo plano estratégico do Porto de Sines, que foi conhecido no final de setembro, numa cerimónia que contou com a presença de Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação.

Setembro 2020

01-10-2020