Cerimónia de Compromisso do núcleo de voluntariado da CASO – CAtólica SOlidária

No passado dia 3 de novembro, realizou-se no Auditório Carvalho Guerra a Cerimónia de Compromisso dos 165 voluntários regulares da CASO – CAtólica SOlidária, o núcleo de voluntariado da Universidade Católica Porto.

Trata-se de uma Cerimónia na qual se pretende que os voluntários assumam publicamente perante a Universidade, as Instituições Parceiras e outros voluntários, o seu compromisso anual de voluntariado (dar uma hora e meia a duas horas por semana àqueles que mais precisam) depois de cerca de um mês de início das suas atividades de voluntariado.

A abertura da cerimónia encheu a sala de alegria e esperança, motivando os voluntários a levar os seus corações capazes de amar ao mundo inteiro, sobretudo aos que se encontram nas periferias e que são as áreas ser + do voluntariado: idosos, doentes, crianças, adolescentes, presos, sem-abrigo e pessoas portadoras de deficiência.

Em seguida foi a vez das instituições parceiras darem o seu testemunho. A Dra. Cátia Oliveira da Associação “o Meu Lugar no Mundo” foi este ano a representante das Instituições que dirigiu umas palavras aos voluntários. Para além desta instituição estiveram também presentes a APPACDM - Porto, a FAP no Bairro, a Pastoral Penitenciária da Diocese do Porto, a Refood, o Banco Alimentar Contra a Fome do Porto, o Centro António Cândido e a Associação Somos Nós. São cerca de 40 as instituições parceiras que ajudam a concretizar o voluntariado regular e pontual da CASO.

Em representação da Presidência do Centro Regional do Porto, esteve presente a Dra. Mónica Duque que dirigiu aos alunos palavras de incentivo e responsabilidade nesta caminhada pelo mundo até à Verdade, à imagem e semelhança do símbolo da própria Universidade Católica.

O convidado especial deste ano da cerimónia de compromisso foi Joe Santos. Uma inspiração para todos os que puderam testemunhar o seu exemplo de vida. Uma vida dedicada ao autismo, com uma esperança inabalável diante de tantas dificuldades. Partilhou com muita alegria e entusiasmo todas as lições de vida que vai guardando consigo, assegurando a todos que o segredo está em viver movidos pelo amor.

Por fim, assinalou-se o compromisso propriamente dito dos voluntários que, depois de assinarem o livro de Compromisso da CASO, receberam um suplemento especialmente indicado para Super Voluntário (um frasco de gomas para tomar sempre que se sentirem desanimados).

No final, cada voluntário deixou a marca da sua mão, com tinta, num painel com o título dar, colorir e…. A mão colorida de cada um simboliza tudo o que têm para dar neste ano de voluntariado e toda a cor que se pretende que levem à vida daqueles que vão ajudar… Em Julho será desvendado como termina a frase.

Foi uma verdadeira noite de compromisso com muito Amor. A sessão terminou com uma fotografia conjunta da família CASO e com as palavras do Papa Bento XVI.

“Façam coisas belas na vida mas, acima de tudo, façam das vossas vidas lugares de beleza.”

08-11-2016