CITAR Training · Programa de Maio 2020

CITAR Training é um novo espaço da programação em direto da Escola das Artes, dedicado à transmissão de webinars interativos de formação em ferramentas e técnicas de apoio à investigação.

PROGRAMA MAIO 2020

Webinar 1 · Gestão bibliográfica com Mendeley
Com Daniel Ribas
6 MAI ·11h
O Mendeley é o software mais utilizado para fazer gestão bibliográfica e para leitura de pdfs. Nesta sessão, pretende-se mostrar como funciona o software e a sua integração com o Word; e exemplificar o processo de trabalho de inserção bibliográfica e de citação.

Webinar 2 · Business Model Canvas
Com Luís Teixeira
13 MAI ·11h
Este webinar consistirá numa iniação ao Business Model Canvas (BMC). Explicaremos como usar o modelo enquanto ferramenta para desenvolver uma ideia para um conceito de negócio. O BMC é um plano de negócios numa só página, composto por nove blocos e suas interações, que permite testar e validar as partes principais do negócio num formato gerenciável.

Webinar 3 · Introdução ao LateX
Com André Perrotta
20 MAI ·11h
LaTeX is a document production system of high-quality and performance. Contrary to common text editors, LaTeX separates the text’s intellectual content to its appearance and design. This results in a better workflow when writing and editing technical and scientific documents. In this short session we’ll introduce the concepts of LaTeX document production using TexMaker.

Webinar 4 · Como publicar. Algumas questões
Com Maria Coutinho
27 MAI ·11h
Por que razão é hoje mais valorizada a publicação de artigos em lugar de livros? O que é uma revista indexada e qual a sua relevância atual no universo académico? Como, então, selecionar o local de publicação? São algumas das interrogações que exploraremos para traçar um panorama sobre a construção de indicadores de produtividade e respetiva valorização científica. Falaremos ainda de que modo o processo de publicação influi na apreciação quantitativa do investigador a partir de mecanismos bibliométricos.
04-05-2020