Comunidade da Católica no Porto mobiliza-se para plantar árvores autóctones

Enquadrada na celebração dos primeiros 40 anos da Católica no Porto, no dia 23 de fevereiro colaboradores, antigos alunos e respetivas famílias participaram numa atividade fora de portas promovida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores. Durante uma manhã, a Serra da Freita encheu-se de voluntários para plantar 1250 árvores autóctones (predominantemente sobreiros, bétulas e medronheiros) em 2 hectares de área do FUTURO.

A aldeia da Paraduça, em Vale de Cambra, mobilizou-se para receber mais uma atividade do projeto FUTURO. Desta vez, também com a presença de uma equipa da Católica no Porto que se juntou aos escuteiros de Arões, às equipas de sapadores florestais e jardineiros do município de Vale de Cambra e aos voluntários veteranos do FUTURO.

A manhã começou com um reforço de pequeno almoço junto à capela, que incluiu pão-de-ló, broa e mel, seguindo-se uma caminhada até à área de plantação. Nesta nova parcela de 2 hectares, junto de uma outra já intervencionada em 2015, os voluntários assistiram a uma pequena demonstração de uma boa plantação. As pequenas árvores nativas eram de três espécies: medronheiros (Arbutus unedo), sobreiros (Quercus suber) e bétulas (Betula pubescens). No final da manhã cumpriu-se a meta de plantar 1250 árvores autóctones! De regresso à aldeia de Paraduça, a comunidade brindou os presentes com um almoço tradicional, onde não faltou a broa, uma sopa tradicional e rojões típicos da região.

As árvores (todas nativas) foram produzidas pela equipa da Universidade Católica Portuguesa, com o apoio de muitos voluntários, no Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO (localizado no Viveiro Municipal do Porto). De referir que a 17 de fevereiro de 2018 a árvore 100.000 do projeto FUTURO foi plantada em Paraduça!

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pelo CRE.Porto (Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto), pela Câmara Municipal de Vale de Cambra, Conselho Diretivo dos Baldios de Paraduça e ICNF, com a colaboração das equipas de Sapadores Florestais. O CRE.Porto é liderado pelo Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.

Fevereiro 2019

Reportagem do Jornal de Notícias: link.

28-02-2019