Covid-19: Informação sobre o Plano de Reativação Faseada da UCP

A Universidade Católica Portuguesa desenvolveu um conjunto de medidas que visam a retoma faseada das atividades letivas e não letivas, apresentadas no “Plano de Reativação Faseado da UCP”, disponível na área COVID-19.

As ações delineadas neste documento, que surgem na sequência da conclusão do estado de emergência e da recomendação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), asseguram as condições necessárias para um regresso seguro aos quatro campi.

Face ao panorama vivido no país, a UCP continua a privilegiar o teletrabalho e o ensino em modelo remoto, mantendo-se as atividades letivas em formato de aprendizagem à distância até ao final do ano letivo.

O plano traçado pela Universidade Católica prevê três fases de retoma das atividades, estando a primeira já em curso. Entre 4 e 8 de maio, a Universidade colocou em prática medidas de higienização às instalações de todos os campi.

A segunda etapa do plano prevê a reposição dos serviços mínimos em cada campus, como os serviços presenciais que não possam ser prestados à distância que funcionarão em regime de marcação feita por e-mail ou via telefónica.

Visando o regresso dos alunos aos campi da UCP, a acontecer na terceira etapa com início a 22 de maio, a Universidade encontra-se a aplicar as medidas que permitirão o regresso das atividades letivas e não letivas com a presença de estudantes. Serão reabertos os espaços destinados às aulas presenciais em cursos que sejam consideradas necessárias, serão realizados exames presenciais, mediante a decisão de cada Unidade Académica, e será retomada a utilização dos laboratórios para atividades curriculares.

De forma a garantir a proteção dos alunos e colaboradores, a UCP irá disponibilizar as condições necessárias para que sejam implementadas as medidas previstas no plano de retoma de atividades, assegurando o distanciamento social e a utilização de equipamentos de proteção individual por todos. A Universidade irá providenciar máscaras, luvas, viseiras e desinfetante. Serão ainda estabelecidos planos de limpeza e desinfeção dos espaços.

As medidas delineadas no plano de retoma faseada das atividades da UCP serão alvo de uma avaliação constante face à evolução da situação do país e recomendações das autoridades de saúde.

REITORA DA UCP AGRADECE A TODOS

Em comunicado à comunidade académica, Isabel Capeloa Gil, Reitora da UCP, agradece aos docentes e serviços de apoio da universidade pelo trabalho desenvolvido e aos estudantes pelo contributo durante este período, referindo que “Juntos, saímos mais fortes deste enorme desafio”.

Maio 2020

04-05-2020