Coronavírus – COVID – 19 | Recomendações gerais

A Toda a Comunidade Académica da Universidade Católica Portuguesa

Coronavírus – COVID – 19 Recomendações gerais

Como é do vosso conhecimento, o surto de pneumonia pelo coronavírus atualmente designado por COVID-19 , decorre em grande maioria na China e no continente asiático. Na Europa, Itália é o país que levanta mais preocupações, existindo, todavia, casos em quase todos os países.

A Universidade Católica Portuguesa, está a seguir as recomendações da Direção Geral de Saúde, que recomenda práticas de prevenção de infeção: medidas de higiene e de etiqueta respiratória. Na sequência destas recomendações, serão montados os dispensadores de desinfetante para as mãos em todos os locais de acesso aos diversos Edifícios da Católica no Porto.

Quais são as medidas de segurança, incluindo as de etiqueta respiratória?

• Lave frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos, incluindo o dorso das mãos e unhas.
  • Reforce a lavagem das mãos frequentemente e antes e após a preparação e consumo de alimentos, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos lhe pareçam sujas;
  • Pode também usar em alternativa, para higiene das mãos, uma solução à base de álcool;
  • Use lenços de papel (de utilização única) para se assoar;
  • Deite os lenços usados num caixote do lixo e lave as mãos de seguida;
  • Tussa ou espirre para o braço com o cotovelo fletido e não para as mãos;
  • Evite tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias.
  • Siga os procedimentos de conduta social: evitar o aperto de mão, abraços e beijos.

Quais os sintomas de alguém infetado e o que fazer?
A infeção pelo coronavírus pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se mais grave, como uma pneumonia. As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória. O tratamento é dirigido aos sinais e sintomas apresentados.

Alertamos toda a comunidade académica que as pessoas que são mais frequentemente atingidas e com maior gravidade, as mais vulneráveis, pertencem a dois grupos:

• Os maiores de 60 anos
  • Os portadores de doenças crónicas (hipertensão, doenças respiratórias, diabetes, cancro, etc)

Tem sinais e sintomas da doença e está nas instalações da Católica no Porto?
Em caso afirmativo, contacte de imediato 932265670 e siga as instruções que lhe forem transmitidas.

Tem algum dos sinais e sintomas da doença e não está nas instalações da Católica no Porto?
Qualquer elemento da comunidade académica que apresente sintomas de doença respiratória e que suspeite que possa estar contagiado, e antes de se deslocar a um serviço de saúde, deve ligar 808 24 24 24 (SNS24), informando sobre a sua condição de saúde e historial de potencial contágio (viagem ou contacto com contaminados), seguindo as orientações que vierem a ser indicadas.

Esteve numa área afetada?
Se sim, todos os estudantes, docentes e colaboradores regressados dessas áreas, devem ficar em casa durante 14 dias e informar imediatamente a Universidade Católica Portuguesa, através do email covid19@porto.ucp.pt

Para mais esclarecimentos deverá contactar 808 24 24 24.

Mais informações:

Universidade Católica Portuguesa, 27 de fevereiro de 2020