Domingo é dia de Páscoa! Mensagem da Presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa

Estimada Comunidade Académica da Universidade Católica, no Porto,

Domingo próximo é dia de Páscoa! É dia de celebrar a vida!

Este ano celebrada de forma diferente, a Páscoa traz-nos um novo olhar, uma nova reflexão. Vamos seguir o apelo do Papa Francisco: “Abraçar a sua cruz significa encontrar a coragem de abraçar todas as contrariedades da hora atual, abandonando por um momento a nossa ânsia de omnipotência e possessão, para dar espaço à criatividade que só o Espírito é capaz de suscitar.”

Este dia de Páscoa vai ser diferente - não haverá os habituais encontros de família, nem a alegria partilhada de estarmos juntos, de nos abraçarmos, de matar saudades... Mas ninguém está só, neste momento estamos todos ainda mais unidos. Nestes dias de incerteza e de grandes desafios temos de saber dizer não ao medo, ao desânimo ou à solidão. Sejamos criativos – é tempo de inventar novas formas de partilha, novas formas de viver. Como lembra o Papa Francisco precisamos de nos despojar do que é supérfluo, ser corajosos. Haverá este ano uma nova forma de Abraçar a Cruz, mesmo sabendo que este ano não haverá compasso!

Embora não possamos estar fisicamente com os que nos são próximos, podemos ainda assim tocá-los, com as nossas palavras e os nossos gestos, mesmos os mais simples. O grande desafio nesta Páscoa é o de saber estar próximo, mesmo estando longe. Próximos em pensamento e em espírito!

Apesar do recolhimento com o qual este ano todos estamos comprometidos e que sabemos ser essencial para o bem comum, convido toda a comunidade da Católica no Porto a celebrar esta Páscoa. A Missa de Páscoa será no dia 8 de abril, às 18h30, será celebrada para a nossa Comunidade a partir do Seminário Maior do Porto, presidida pelo nosso capelão – Padre José Pedro de Azevedo – contando com a presença dos nossos alunos de Teologia.

Esta celebração, extensível às vossas famílias, será transmitida via Facebook da Católica, através do link https://www.facebook.com/catolicaporto

São convidados a enviar as intenções para a missa, poderão fazê-lo através do email  udip@porto.ucp.pt  até dia 7 ao final do dia.

Desejo a todos uma Santa Páscoa, serena e inspiradora. Uma Páscoa em Amor, Abraçando a Cruz!

Isabel Braga da Cruz

Dear Academic Community of University Católica in Porto,

Next Sunday is the Easter Day! It is a day to celebrate life!

This year Easter will be different, it will brings us a new look, a new reflection. As Pope Francis recommended on Palm Sunday it is high time to Embrace the Cross, as He said: "There is no negotiating with the cross: one either embraces it or rejects it”… "Countless holy men and women have followed Jesus on the path of humility and obedience".

This Easter day will be different - there won't be the usual pleasant moments when the family get together in the same place, around the same table… But nobody will be alone, at this moment we are all even more united. In these uncertain and challenging days, we must ward off the fear, the discouragement or the loneliness. It is high time to be creative, to invent new ways of sharing, new ways of living. As Pope Francis reminds us, we need to strip ourselves of what is superfluous, to be courageous. This year Embrace the Cross will have a renewed meaning, to each and all of us!

Although we cannot be physically with those who are close to our hearts, we can still touch them, with our words and our gestures, even the simplest ones. The great challenge this Easter is to know how to be close, although at distance. Also being close will have a new meaning.

Despite the confinement to which we are all committed this year and that we know it is be essential for the common good, I invite the entire Catholic community of Católica in Porto to celebrate this Easter together. The Easter Mass on April 8, at 6:30 pm will be celebrated for our community from the Major Seminary of Porto, chaired by our chaplain - Father José Pedro de Azevedo - with the presence of our theology students.

This celebration, which can be extended to your families, will be broadcast via Católica's Facebook, through the link https://www.facebook.com/catolicaporto

All are invited to send their intentions for the mass, they can do so by email udip@porto.ucp.pt  till the end of the day 7th April.

I wish everyone a Holy Easter, serene and inspiring. An Easter in Love, Embracing the Cross!

Isabel Braga da Cruz
President