Estudantes de Biotecnologia ganham final nacional do Ecotrophelia 2018

“Bean Ready”, uma feijoada vegetariana pronta-a-comer, foi o produto criado por um grupo de estudantes da Escola Superior de Biotecnologia da Católica no Porto que venceu o 1º prémio na final do Ecotrophelia Portugal 2018, concurso que desafia estudantes do Ensino Superior a desenvolver um produto alimentar eco-inovador.

A equipa vencedora, composta por Ana Rita Mendes, Ana Vilas Boas, Ariana Macieira e Patrícia Soares está agora focada na próxima fase do concurso: a final europeia em outubro, na Sial - Salão Internacional de Alimentação, considerada a mais importante exposição mundial do setor. “Temos consciência que é uma grande responsabilidade representar Portugal nesta competição, mas iremos continuar a trabalhar para conseguirmos alcançar o melhor resultado possível”, revela Patrícia Soares. Refira-se que o desafio era desenvolver um produto que conseguisse adequar uma refeição tradicional portuguesa às novas tendências do mercado, que não tivesse a presença de qualquer elemento de origem animal, mas que conseguisse ser igualmente saborosa. Para a equipa, o segredo da vitória residiu exatamente nesse ponto, ou seja, na valorização de um produto nacional. “O sabor e o odor do produto e o conceito por trás desta ideia marcaram a diferença e permitiram-nos alcançar o primeiro lugar”, conclui a porta-voz do grupo “Bean Ready”.

A Universidade e a investigação ao serviço da inovação
De destacar que a ESB teve a concurso cinco equipas (no total das 16), três das quais figuraram entre o grupo de 10 finalistas. Além do produto “Bean Ready” estiveram na final os projetos: “Nuvem de Kefir” (snack com uma textura cremosa e um toque de fruta, destinado ao consumo em forma de gelado ou mousse) e o “Carrot ‘n’ Carob”, que sugere uma mousse de cenoura e alfarroba que pode ser consumido com uma colher comestível. Todos os produtos foram desenvolvidos na disciplina de “Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos” e contou com o contributo das disciplinas de “Práticas Ambientais Sustentáveis e de Embalagem”.

O Prémio Ecotrophelia Portugal visa estimular a inovação e o empreendedorismo na área agroalimentar junto do meio académico e do setor agroalimentar. Os grupos a concurso devem desenvolver produtos alimentares eco-inovadores, tendo em conta critérios como as propriedades nutricionais e organoléticas (sabor, cor e aroma), o potencial e relevância comercial e, ainda, a reprodutibilidade industrial. A final da Ecotrophelia Europa está agendada para 21 e 22 de outubro, em Paris.

28-05-2018