"hic et nunc" - Instalação artística produzida pela Escola das Artes para o Dia da Universidade Católica Portuguesa

Teve lugar no dia 5 de Fevereiro, em Lisboa, a celebração do Dia da Universidade Católica Portuguesa, data em que a Escola das Artes apresentou a instalação artística hic et nunc, da autoria dos Profs. Baltazar Torres e Vítor Joaquim, com colaboração de Cristina Monteiro, Guilherme Gaspar, Nuno Castro, Rita Ribeiro e Bruno Nacarato, este último realizador do vídeo, projectado na sessão solene, que interpreta e documenta o processo de produção.
Em preparação desde o dia 5 de Janeiro, a instalação envolveu a Escola das Artes no seu conjunto, através da colaboração activa de alunos de mestrado em Conservação e Restauro, Gestão de Indústrias Criativas e Som e Imagem.

A instalação artística, inspirada no texto do Papa Francisco Laudato Si’ – Sobre o Cuidado da Casa Comum, dedicado às questões ambientais, ocupou o átrio da Universidade e será remontada no espaço do Centro Regional do Porto em momento oportuno.
Nela se evocam problemas do mundo actual, desde a extinção das espécies às marés de lixo que trazem à costa desperdícios e detritos de uma sociedade consumista, desde as cidades que não funcionam à degradação ambiental. Nela se apela à actuação urgente que estes sinais exigem e que o título do trabalho exprime. Foram utilizados diversos meios e materiais que fazem desta instalação um retrato das áreas artísticas exploradas na Escola das Artes. Uma aguarela da autoria de Baltazar Torres contendo, no verso, uma frase do texto referido, foi entregue a todos os que assistiram à sessão solene.

Mais informações aqui

10-02-2016