Horizonte 2020: Projeto da ESB promove melhoria de práticas de segurança alimentar

9,5 milhões de euros é o valor que vai permitir colocar em prática o SafeConsumE, um projeto que conta com a participação da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica no Porto, entre 32 parceiros de 14 países europeus. O projeto visa contribuir para a diminuição do risco de toxinfeção alimentar, do desperdício e a promoção de soluções amigas do ambiente na Europa.

Financiado pelo maior programa de investigação e inovação da União Europeia – o Horizonte 2020 –, através do SafeConsumE vão ser desenvolvidas estratégias eficazes, sustentáveis e cientificamente validadas, para que as autoridades alimentares, a indústria e a comunidade científica possam ajudar os consumidores a minimizar os riscos na alimentação, diminuindo, desta forma, o impacto das toxinfeções alimentares na Europa. Ferramentas, tecnologias ou produtos, estratégias de comunicação e programas de educação, ou, ainda, modelos de políticas dinâmicas serão algumas das soluções a implementar até 2022. Além de contribuir para tornar a população mais saudável, o projeto visa atingir a sustentabilidade, reduzindo o desperdício alimentar e promovendo a utilização de soluções amigas do ambiente.

O projeto, coordenado pelo NOFIMA (Noruega), terá uma duração de cinco anos e na ESB é coordenado pela investigadora Paula Teixeira. A nível nacional, o SafeConsumE conta também com a participação do Ministério da Educação, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e do Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agro-Alimentares da Universidade do Porto (ICETA). Mais informações disponíveis em http://safeconsume.eu/.

05-07-2018